Semasa pede economia de água devido a turbidez no Itajaí-mirim

Os principais reservatórios do sistema encontram-se em estado crítico, causando baixa pressão ou falta d’água

Devido a grande quantidade de água distribuição de água potável para os municípios de Itajaí e Navegantes está com volume reduzido nesta quarta-feira (25), devido à alta turbidez no ponto de captação registrada desde ontem. Os principais reservatórios do sistema encontram-se em estado crítico, causando baixa pressão ou falta d’água ao longo de toda a rede.

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) alerta para a necessidade de economia de água, para minimizar as dificuldades enfrentadas. A medição de turbidez das 13h desta quarta-feira apresentou 540 NTUs (unidades de turbidez), mais de cinco vezes o limite considerado normal, que é de 100 NTUs.

LEIA TAMBÉM:

Abastecimento será interrompido no Gravatá na quarta (25) – Jornal nos Bairros

A recuperação dos reservatórios acontece lentamente, já que a operação foi prejudicada pela necessidade de limpeza constante dos filtros das Estações de Tratamento de Água (ETAs), após um pico de 1.963 NTUs. A produção de água potável na ETA São Roque atinge uma média de 1.008 litros por segundo por volta das 14h30 de hoje, o que representa apenas 87% da capacidade normal.

Entre os bairros com ocorrências de falta d’água relatadas estão Santa Regina, Centro, Barra do Rio, Cidade Nova, Cordeiros, Fazenda, Fazendinha, Imaruí, Itaipava, São Vicente, São João e São Judas, mas todas as áreas interligadas ao sistema principal podem ter reflexos do desabastecimento geral. Imóveis sem caixa d’água e unidades em terrenos altos são os mais impactados.

Contribua para o retorno ágil da normalidade evitando o uso de água tratada em lavações de fachadas, calçadas e veículos ou qualquer outra ação que possa ser adiada. A recomendação é que a população economize a água armazenada em caixas e cisternas. Ainda não há previsão de regularização total da distribuição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros