Governo municipal fez campanha com transporte gratuito, porém apenas metade compareceu
Metade das pessoas de Navegantes que se voluntariaram como doadoras de sangue faltaram na coleta, em Blumenau. A Secretaria de Saúde promoveu, nos dias 16, 17 e 18 de junho, uma campanha de doação de sangue em alusão ao Junho Vermelho. Foi oferecendo transporte gratuito até o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) de Blumenau. A ação teve como objetivo incentivar a doação de sangue, especialmente durante o inverno, período em que os estoques tendem a cair nos hemocentros. Mas, mitos deixaram a desejar.
De acordo com Julia Rodrigues, gerente da Atenção Primária à Saúde de Navegantes, foram formados três grupos. As saídas foram programadas com pontos de embarque no Centro, Gravatá e Machados. Ao todo, 45 pessoas se cadastraram para participar da campanha. Mas apenas 26 compareceram e realizaram a doação.
“Solicitamos à comunidade que, em futuras ações dessa natureza, evitem ao máximo ausências, tendo em vista que a atividade foi organizada em parceria com o Hemosc, que reservou a sala de coleta para o atendimento da nossa cidade”, destaca Júlia.
A iniciativa reforçou a importância da doação de sangue como um gesto simples, seguro e que pode salvar muitas vidas.
“Com esse apoio da Prefeitura, conseguimos facilitar o acesso dos cidadãos ao Hemosc e incentivar a solidariedade na região”, conclui Júlia, que agradece às pessoas que se solidarizaram com a ação e participaram ativamente, bem como ao Hemosc pela oportunidade concedida.
