Esta é a primeira vez que o programa Golfinho “sai da praia” e vai para dentro da sala de aula
Com o objetivo de levar os ensinamentos de prevenção a afogamentos, a Secretaria de Educação e o Corpo de Bombeiros Militar de Navegantes iniciaram, no mês de junho, o Programa Golfinho. Nove escolas da rede municipal de ensino foram beneficiadas. Serão atendidos aproximadamente 300 alunos da cidade.
Esta é a primeira vez que o programa “sai da praia” e vai para dentro da sala de aula. A parceria envolve alunos de 28 turmas do 4º ano. eAs escolas municipais são: Natalina Sabel do Amaral (Machados), Elsir Bernadete Gaya Müller (Centro), Leonora Schmitz (Gravatá), Maria Hostim da Costa (Machados), Eni Erna Gaya (São Domingos), Maria Regina Gazaniga Da Costa (Centro), Idília Machado Ferreira (Pedreiras), Ilka Muller De Mello (Gravatá) e Rosa Maria Xavier de Araújo (Meia Praia).
As escolas Natalina e Ilka, nos bairros Machados e Gravatá, foram as primeiras a receber o programa. Ao total, são quatro turmas. “Cada turma formada passa por seis horas de formação teórica. Depois tem uma carga prática, visita ao quartel do Corpo de Bombeiros. No fim do ano, uma formatura com todos esses alunos”, detalhou a secretária de Educação, Natally Oliveira.
LEIA TAMBÉM:
Pizza Solidária irá levantar fundos para os escoteiros de Navegantes – Jornal nos Bairros
O Corpo de Bombeiros fornece os instrutores. Já a Prefeitura oferece os materiais, incluindo camisetas, bonés e “sacochilas” para todos os alunos participantes. O investimento é de aproximadamente R$ 50 mil da Secretaria de Educação.
Prevenção a afogamentos
De acordo com o cabo Saint Clair Veiga, do Corpo de Bombeiros Militar, o intuito do Programa Golfinho é fazer com que a criança aprenda e leve o saber adiante. “O conhecimento que a criança adquire, ela pode levar para os pais, tios, primos. Essa informação pode evitar afogamentos, e o melhor remédio é a prevenção, por isso é tão importante trabalharmos desde a base”.
A aluna Helena Alves, de 9 anos, participou do primeiro dia do programa na escola Ilka e aprovou a ação. “Achei uma experiência muito legal com as crianças. Aprendi sobre as bandeiras, sobre cuidado pessoal quando está na praia, tudo isso. Acho muito importante saber dessas coisas”, comentou.
Helena Boaventura, 9, participou anteriormente do programa na praia durante a temporada de verão, mas aproveitou a ação dentro da escola mesmo assim. “Vai ser útil o que aprendemos sobre as bandeiras, quando a gente for no mar e fazer as coisas na praia. Acho super importante para a segurança, e estou ansiosa para as próximas aulas”, completou.
“Achei bem criativa essa apresentação, gostei muito desse dia e irei levar tudo o que estou aprendendo para outras pessoas”, opinou Natália França, 09.
A previsão da conclusão do programa nas escolas é até o fim de agosto.
