Surfando em Chicama, no Peru, Gustavo Frutuoso conquistou o título sub 10 e se tornou vice-campeão sub 12.
O surfista dengo-dengo Gustavo Frutuoso, de 10 anos, se consagrou campeão latino-americano de surf sub 10 no último fim de semana, no Peru, durante a disputa do campeonato Olas Pro Tour Semilleros temporada 2024/2025. Bolsista da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Navegantes, o atleta superou ao longo da competição atletas da Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, Peru e do próprio Brasil na competição para levantar o caneco na praia de Chicama.
Gustavo também foi vice-campeão da categoria sub 12 da competição.
Com o título de campeão da temporada, o navegantino garantiu vaga para participar do campeonato europeu, que acontece em outubro, em Portugal.

“Foi muito divertido. Conheci novos amigos de outros lugares, treinei ondas muito boas em vários países, pratiquei o espanhol. Fiz um treino de luxo”, contou o surfista.
“Gustavo conseguiu obter um ótimo desempenho nas quatro etapas do torneio. Estamos muito contentes com o resultado desta temporada e orgulhosos pela garra que ele apresentou durante as baterias”, declarou o pai e técnico, Rodrigo Frutuoso.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados e a meta foi cumprida com êxito. No início, quando decidimos investir nesse circuito, sonhávamos com isso, mas fomos superando cada etapa para não se perder nas expectativas. Graças a Deus deu tudo certo como planejado”, completou a mãe, Kelly Schiestl.
Para chegar ao título sub 10, Gustavo conquistou o primeiro lugar nas três primeiras etapas, nas ondas de Arica e Iquique, no Chile, e em Salinas, no Equador. Líder do ranking de ponta a ponta, ele encerrou a competição com o segundo lugar na praia de Chicama, no Peru, confirmando a posição mais alta no pódio na classificação geral.