O curso vai atender meninos e meninas, com idade entre 6 e 18 anos, de três escolas públicas do município
Nesta semana, iniciam as aulas do projeto “Patine com Atitude”, que será realizado, gratuitamente, em três escolas públicas de Navegantes. O curso terá duração de um ano e será ministrado no CEM Prof. Leonora Schmitz (quatro turmas), no CEM Prof. Maria de Lourdes Couto Cabral – CAIC (duas turmas), e na Escola Municipal Prof. Rosa Maria Xavier (duas turmas).
Na segunda-feira (5), às 18h, a aula inaugural será no CAIC. Nos dias 13 e 15, também às 18h, a abertura será na Escola Rosa Maria Xavier. Na quarta-feira (7), no mesmo horário, o evento de início da patinação artística será no CEM Prof.ª Leonora Schmitz.
A iniciativa visa promover o acesso à prática esportiva por meio da patinação artística para 120 crianças. Serão 80 crianças, de 6 a 11 anos, e 40 adolescentes, de 12 a 18 anos, divididos de acordo com a faixa etária, em turmas de, no máximo, 15 alunos. As aulas no CAIC serão às segundas-feiras das 17h às 19h; na Escola Rosa Maria Xavier, às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30; e na Escola Leonora Schmitz, às quartas-feiras, das 17h às 21h.
As inscrições dos interessados foram realizadas nas próprias escolas contempladas, que disponibilizaram o local para a execução do projeto. Os patins adequados para a prática, as camisetas e o material da metodologia do curso serão fornecidos pela Associação Atitude de Patinação Artística (AAPA)
O projeto é realizado pela Associação Atitude de Patinação Artística (AAPA), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (2022). A Portonave patrocinou a execução da iniciativa em Navegantes. Foram dois aportes realizados em 2024, somando o valor de R$ 581.862,72.
Sobre a AAPA
A Associação Atitude de Patinação Artística (AAPA) foi fundada em 2017 com o objetivo de apoiar a prática da patinação artística para iniciantes, no município de Itajaí. O projeto iniciou como atividade recreativa, mas, devido ao interesse da comunidade, se tornou um projeto de iniciação esportiva. Desde então, já foram atendidos cerca de 10 mil crianças e adolescentes. Entre os objetivos da ação, está a ampliação do acesso às pessoas em situação de vulnerabilidade social, a redução da desigualdade social, a promoção da educação integral por meio do esporte e o zelo pela saúde e bem-estar.