Ivair Luiz Costa aprendeu com o avô Maneca Padeiro a arte da panificação
POR LOUISE BENASSI – SC 002880/JP
Nesse Dia do Trabalhador (1º de Maio), o Jornal nos Bairros faz uma homenagem a todos os trabalhadores, por meio da história de Ivair Luiz Costa, 57 anos, mais conhecido como Baia, o padeiro que faz os pães mais vendidos de Navegantes.
Filho de peixe, peixinho é. Mas nesse caso, neto de padeiro, padeiro dos bons é. Ivair, que há 14 anos trabalha na Panificadora e Confeitaria Bett, localizada na Avenida Prefeito José Juvenal Mafra, nº 683, no coração de Navegantes, é neto do popular Maneca Padeiro, figura conhecida entre os nativos da cidade. Ele foi um dos primeiros padeiros em Navegantes, entregava de carroça os pães e o leite nas casas dos moradores.

E foi ali na padaria do avô, a antiga Padaria São Pedro (que ficava localizada na Avenida João Sacavem), que Ivair aprendeu a arte da panificação. Ele lembra que começou em 1984, quando tinha 15 para 16 anos de idade, já ajudando o avô a preparar os pães.
Pegou gosto pelo trabalho e dedicou sua vida a isso. Antes de ir trabalhar na Panificadora Bett, passou por quatro panificadoras. Ali, trabalha com mais um padeiro, Gustavo Santos.
Trabalho começa na madrugada
Sua rotina começa cedo, acorda às 4 horas da manhã e já começa sua jornada entre 4h30 e 5h, finalizando perto do meio dia, conforme a demanda.
De acordo com o padeiro, eles assam cerca de 8 mil pães por dia, entre massinhas, sovado, metadinha, pão de hambúrguer, entre muitos outros, mas o carro chefe é o pão francês, o queridinho dos brasileiros, com a opção exclusiva da Padaria Bett, “clarinho” e “escuro”.

Ivair diz amar o que faz, gostando de tudo em seu trabalho, porém acredita que é uma profissão que está em extinção, pois tem que ter dedicação e hoje os jovens já não querem mais aprender e dedicar-se ao ofício.
E este é o segredo do pãozinho mais vendido de Navegantes. Ele tem tradição, dedicação e carinho.
Feliz Dia do Trabalhador.