Anteprojeto é para dar fluidez ao trânsito com a implantação do sistema regional integrado de ônibus elétricos
Pensando na mobilidade futura, o município de Navegantes tem a intenção de implantar um grande projeto para a Beira-mar. Um anteprojeto está sendo estudado, pela administração municipal navegantina, com a intenção de implantar uma terceira pista na Avenida Prefeito Cirino Adolfo Cabral.
De acordo com o Assessor Especial de Projetos Institucionais, arquiteto Dagmar de Oliveira, o estudo visa à implantação da terceira pista, com objetivo principal de garantir a fluidez no trânsito com a instalação do sistema regional integrado de ônibus elétricos e o túnel imerso.

Com a terceira pista, conforme o assessor, a ideia é fazer uma pista dupla de ciclovia, com duas bicicletas que vão e duas que vêm, tendo um canteiro central para poder separar as bicicletas dos pedestres. Do outro lado do canteiro, são planejadas duas pistas de corrida, em dez quilômetros de orla, mais o passeio público para quem deseja contemplar o espaço.
A terceira pista faz parte da linha que integra o túnel e o sistema de BRT (Bus Rapid Transit, em português Trânsito Rápido de Ônibus). A linha inicia no túnel imerso entre Navegantes e Itajaí – projetado para ser construído entre a empresa Leardine e o Corpo de Bombeiros Militar (Avenida Portuária) – segue para o terminal em frente ao aeroporto, pega a avenida da praia e segue para o ponto final que será na cidade de Balneário Piçarras.

Sistema BRT
O Sistema BRT é um corredor de ônibus de alta performance, com faixas exclusivas, paradas planejadas, integração entre cidades e veículos elétricos. Ao contrário do transporte tradicional, o BRT funciona com mais agilidade, regularidade e conforto, oferecendo uma alternativa real ao uso de carros e motos, além de contribuir diretamente com a redução das emissões de carbono e o aumento da qualidade de vida e mobilidade entre os municípios da AMFRI.
O Sistema BRT, juntamente com o túnel imerso, faz parte do PROMOBIS, um projeto de transformação urbana. A ideia é conectar os bairros mais afastados com os centros urbanos e polos de emprego, com conforto, segurança e sustentabilidade. “Estamos falando de ônibus elétricos, corredores exclusivos, ciclovias, acessibilidade e integração entre municípios — com impacto direto na vida de milhares de trabalhadores e também dos turistas, que em alta temporada multiplicam em até dez vezes o número de veículos circulando”, afirmou Carlos Bellas, especialista sênior em transporte do Banco Mundial no Brasil e gerente de projetos de mobilidade sustentável no país.