Medida é para garantir mais segurança aos moradores que caminham pelo calçadão e deques.
O vice-prefeito de Navegantes, Ricardo Muniz Ventura, comunicou que esteve, nessa terça-feira (20),no Ministério Público Federal, para pedir autorização para que o Município possa podar a restinga da praia. A restinga de Navegantes é guardada pela Lei nº 11.428, a chamada Lei da Mata Atlântida, que, devido a critérios específicos para a preservação da vegetação nativa, depende de autorização da União.
Navegantes possui 60 hectares de restinga, que além de proteger o litoral contra a erosão costeira, ainda é o habitat natural de muitos animais, como as corujas-buraqueiras e preás.
O vice-prefeito ressalta que a intenção não é desrespeitar a lei de conservação, mas sim fazer um corte para regular a altura da vegetação, com o devido plano de manejo, sem degradar o ambiente, para que, assim, as pessoas tenham mais segurança ao caminhar pelo calçadão e deques da praia.

“Essa medida vai garantir mais segurança a quem frequenta a praia e, por isso, é tão necessária. Temos recebido semanalmente denúncias sobre pessoas que usam a restinga para se esconder depois da prática de crimes ou até para surpreender as vítimas. Isso não pode continuar”.
Além do vice-prefeito, autoridades de segurança pública, de preservação ambiental e representantes do legislativo acompanharam a reunião, para garantir que os dois aspectos sejam respeitados.
“Vamos entregar os documentos necessários para viabilizar essa demanda”, completou Ventura.
MATÉRIA RELACIONADA:
Vereadores debatem sobre poda da restinga em Navegantes – Jornal nos Bairros
