Espaço implantado no CMEI Maria dos Navegantes Ramos, no Volta Grande, visa estimular a criatividade e a inclusão entre as crianças.
Um novo espaço tem encantado os alunos do CMEI Maria dos Navegantes Ramos, localizado no bairro Volta Grande, em Navegantes. Um belo trabalho em equipe foi responsável pela instalação de um jardim sensorial, com móbiles e enfeites coloridos que estimulam a criatividade, afetividade e aprendizagem dos pequenos.
“O jardim sensorial é um espaço de descobertas e um convite para explorar o mundo por meio da imaginação. Esse espaço busca a igualdade para as todas as diferenças, com criatividade e inclusão”, destaca a diretora escolar, Melissa Holetz.

Ela complementa que a infância precisa de ambientes vivos e de acolhida, despertando um ensinar com leveza e alegria. “Um espaço em que a natureza e o brincar livre se encontram e florescem em comunidade”, afirma.
A idealização do jardim sensorial foi da professora Selma Aparecida Santhiago, responsável pelas aulas de projetos, em parceria com a monitora Mariana Mendes Sigolin. A dupla organizou todas as fases e “colocou a mão na massa” desde o planejamento até a execução.
A Secretaria da Agricultura e a vereadora Adriana Macarini foram parceiros, possibilitando a doação de adubo orgânico.
“Uma união de ideias transformada em realidade com muito talento, criatividade, força e dedicação. O jardim surgiu com o propósito de proporcionar grande experiência estimulando os cinco sentidos, a curiosidade, a empatia e a convivência entre as crianças de todas as idades e diferentes necessidades,” relata a professora Selma.
“As cenas da construção do jardim foram emocionantes pela união e vontade de toda a equipe e principalmente dos nossos alunos fazendo parte do plantio, na criação de móbiles e enfeites, na construção das peças em gesso para a criação do caminho sensorial, enfim um estímulo para o aprendizado por meio da experimentação e exploração sensorial,” ressaltou o secretário adjunto de Educação, Júlio Michael.
