Ex-Prefeito Cirino Adolfo Cabral criou há 62 anos a lei que tornou a localidade de São Domingos perímetro urbano de Navegantes.
Nessa terça-feira (13), faz 62 anos que o ex-prefeito Cirino Adolfo Cabral publicou a Lei n º 11 de 13 de maio de 1963, que criou o bairro São Domingos. “O lugar já há tempos denominado São Domingos, escolha popular, fica por esta lei denominado de bairro São Domingos, perímetro urbano”.
A primeira denominação àquele povoado era “Saco Grande”, nome dado devido à curva que o Rio Itajaí-Açú apresentava naquelas imediações. Em 14 de março de 1953, o prefeito de Itajaí, Paulo Bauer, publicou a lei que denominava de São Domingos a localidade chamada de Saco Grande. Então quando Navegantes tornou-se um município, a localidade São Domingos virou bairro São Domingos.
LEIA TAMBÉM:
APOSTOLADO DA ORAÇÃO DA MATRIZ DE SÃO DOMINGOS COMPLETA 68 ANOS – Jornal nos Bairros
De acorro com pesquisas da senhora Didymea Lazzaris de Oliveira, umas das primeiras famílias do bairro São Domingos foram os Cardoso, Reis, Leal, Ramos, Borges, Zimmermann, Batista e Claudino.
Nessa época, predominava no local a plantação de mandioca, que servia de alimentação básica e auxiliava a economia do povoado, como os engenhos de farinha de mandioca de Jose Laurinda, Felício Hostim Junior e dona Henriqueta.

A primeira capela começou a ser construída em 1947 e seria dedicada a São Domingos de Gusmão. O terreno foi doado pelo casal Eduardo Leal e Paula. A capela foi inaugurada em 08 de agosto de 1950. A imagem do padroeiro foi doação dos tripulantes do barco “Triunfo” e Sr. Hipólito Borba doou a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Pe. Gilberto Luiz Gonzaga tornou-se o primeiro padre que assumiu os cuidados pastorais da capela, que funcionou até a construção da nova capela, com a pedra fundamental abençoada em 08 de agosto de 1993.
Atualmente, o bairro São Domingos conta com uma escola estadual e cinco creches/escolas municipais, é sede do Fórum da Comarca de Navegantes, abriga o Hospital Municipal e possui um dos maiores colégios eleitorais do município, sendo também um dos bairros de referência na construção naval em Navegantes.
