Concurso escolhe estudante para viagem em quebra-gelo russo

Participantes devem ter entre 14 e 16 anos e falar inglês para participar das três fases da seleção

Adolescentes de 14 a 16 anos, com conhecimento em inglês, podem se inscrever no concurso internacional Quebra-gelo do Conhecimento 2025 (Knowledge Icebreaker 2025) e concorrer a uma experiência única: representar o Brasil em uma expedição científica a bordo de um quebra-gelo nuclear russo, navegando por regiões remotas do Ártico.

Promovido pela Rosatom — estatal russa do setor nuclear — o concurso é voltado a jovens de 20 países parceiros, entre eles o Brasil e a Bolívia. O objetivo é despertar o interesse pela ciência, pela cooperação internacional e pelas aplicações pacíficas da energia nuclear.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de maio e devem ser feitas por meio de uma plataforma online bilíngue. Para participar, é necessário ter entre 14 e 16 anos e ter domínio do inglês, idioma exigido para as etapas do concurso e para a comunicação durante a expedição.

O processo seletivo é dividido em três fases:

  • Quiz online sobre temas ligados à ciência e tecnologia nuclear;
  • Série de webinários educativos, com perguntas ao final de cada sessão;
  • Gravação de um vídeo respondendo à pergunta: “Como as tecnologias nucleares podem contribuir para o desenvolvimento do meu país?”. Os vídeos serão avaliados por um júri internacional independente.

Os dez estudantes mais bem colocados de cada país avançam para a etapa final. Os vencedores ganharão uma vaga na expedição Quebra-gelo do Conhecimento 2025, com jovens do mundo todo, prevista para o segundo semestre deste ano. Os adolescentes embarcarão no quebra-gelo nuclear “50 anos de Vitória” em direção ao Polo Norte, para participar de uma programação educativa internacional.

Além de oferecer uma vivência imersiva em ciência e sustentabilidade, o projeto celebra os 80 anos da indústria nuclear russa, os 500 anos da Rota do Mar do Norte e reforça o papel da educação na construção de um futuro mais inovador e colaborativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros