Rede de mentoria vai orientar jovens que estão saindo do acolhimento em Itajaí

O projeto é pioneiro e tem como objetivo conectar egressos do Programa Novos Caminhos a mentores voluntários, oferecendo suporte personalizado no início de suas jornadas autônomas

Diferente de crianças que puderam ser inseridas em novas famílias, a saída de jovens que completam 18 anos, das instituições de acolhimento para menores, é uma aflição na vida daqueles que terão que se virarem sozinhos e enfrentar os desafios da vida adulta. Sem referências ou orientações, fica difícil enxergar um futuro. Pensando nisso, o Município de Itajaí deu início ao projeto-piloto da Rede de Mentoria para jovens que estão deixando os abrigos e para os que saíram recentemente.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Vara da Infância e da Juventude de Itajaí, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Gabinete do Vice-Prefeito e a Câmara de Vereadores.

O projeto é pioneiro e tem como objetivo conectar egressos do Programa Novos Caminhos a mentores voluntários da comunidade, oferecendo suporte personalizado no início de suas jornadas autônomas. Serão abordados aspectos do cotidiano acadêmico, profissional, emocional e social, de modo a promover inclusão, autonomia e ampliação de oportunidades.

Na fase piloto, que iniciará em maio, o programa contará com cinco mentores que atenderão um ou dois jovens, ao longo de um período de seis meses – fase de avaliação do piloto. Os resultados obtidos durante esse período serão determinantes para a ampliação do projeto, que visa criar uma rede robusta e consolidada de mentores voluntários, selecionados criteriosamente para atender aos jovens de forma efetiva, garantindo vínculos de confiança e transformação social.

A ideia é criar a “Rede de Mentoria Inteligente: Construindo Novos Caminhos para a Autonomia Juvenil” para possibilitar uma conexão eficiente entre jovens e mentores, assim como replicar para outras cidades. O objetivo é que Itajaí se torne modelo de excelência em inclusão juvenil. O projeto será executado através de encontros presenciais dos jovens com os mentores e de forma virtual, através de conversas e orientações por aplicativos.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Vara da Infância e da Juventude de Itajaí, Prefeitura de Itajaí e Câmara de Vereadores.

Novos Caminhos

O Programa Novos Caminhos é uma ação consolidada no apoio a jovens em situação de vulnerabilidade. Com a criação da Rede de Mentoria, Itajaí reafirma seu papel como protagonista em iniciativas inovadoras que promovem inclusão e desenvolvimento humano, com vistas ao desenvolvimento econômico e social.

Fernando Machado Carboni, Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, destaca que a iniciativa, em parceria com os órgãos envolvidos, vai além do apoio imediato aos jovens – é uma ação que prioriza a formação de cidadãos aptos a contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

O projeto é uma oportunidade para a comunidade, instituições e voluntários se envolverem diretamente na promoção de uma juventude mais preparada e confiante para os desafios da vida.

“Itajaí tem o orgulho de mostrar que, com vontade, planejamento e parceria, é possível inovar e construir caminhos que transformem vidas. Esta Rede de Mentoria será um divisor de águas na nossa atuação com os jovens e um exemplo para outras localidades que desejem seguir no mesmo caminho”, completou a Interlocutora do TJSC pelo Programa Novos Caminhos, Francilene Laureano Moreira Krzisch.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros