O objetivo do Censo é mapear a população de cães e gatos do município, por meio da coleta de dados sobre microchipagem, vacinação, castração, entre outros
O município de Navegantes deu início às tratativas para a realização do Censo Animal na cidade. A primeira reunião aconteceu na última semana, para alinhamento das pastas que irão trabalhar nesse intuito, a Secretaria de Proteção e Cuidado Animal e a Secretaria Municipal de Saúde,
O objetivo do Censo é mapear a população de cães e gatos do município, por meio da coleta de dados sobre microchipagem, vacinação, castração, entre outros indicadores. Essas informações permitirão o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e direcionadas, especialmente em áreas com maior vulnerabilidade ou concentração de animais em situação de risco, inclusive otimizando a utilização de recursos públicos.
A Secretária de Proteção e Cuidado Animal, Sol Dapper, explica que o Governo Federal lançou uma campanha para que os tutores cadastrem seus animais na plataforma Gov.: “O que pretendemos implantar em Navegantes vai um pouco além, porque queremos realizar a busca ativa, em parceria com outros programas que já acontecem no município”, destaca a secretária.
O lançamento acontecerá durante a Campanha Julho Dourado, já prevista no calendário municipal e que conta sempre com diversas ações em prol do bem-estar e defesa animal.