No pasto, uma cena chama a atenção: uma égua caminha, atenta aos passos do filhote que nasceu há poucas semanas, ali mesmo naquele local. Ela o guia com doçura, ele a segue com confiança. A égua foi resgatada no último dia 10 de março, com outros dois cavalos, soltos na rua, no bairro São Domingos. O que ninguém sabia é que ela estava prestes a dar à luz.
Dos três animais resgatados, dois foram devolvidos aos tutores, e a égua, ninguém foi procurar. No abrigo, ela pariu o pequeno filhote e agora, passados os 30 dias pós resgate, eles estão disponíveis para adoção em conjunto. Esse trabalho é realizado através de uma parceria entre o Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Secretaria de Agricultura e Pesca e Secretaria de Proteção e Cuidado Animal.
A Secretária de Proteção Animal, Sol Dapper, explica que os animais foram recolhidos de acordo com a Lei Municipal 3.100/2016 e conforme prevê o Decreto nº 89/2021, estão disponíveis para adoção responsável e os interessados em oferecer um lar para um desses animais devem entrar em contato com a Secretaria de Proteção e Cuidado Animal, através do telefone (47) 3342 9500, ramal 5, ou por e-mail contato.spca@navegantes.sc.gov.br, fazer o requerimento e entregar a documentação solicitada. Na sequência, se a documentação for aprovada, de acordo com legislação, é agendada uma visita no abrigo.
“A adoção é regulamentada por normas rigorosas, incluindo a proibição do uso dos cavalos em veículos de tração animal, como é o caso das carroças, e mesmo após adoção, são realizadas visitas para fiscalização e acompanhamento desses animais”, conclui a secretária.