Entidade já matou a fome de muitas famílias e deu dignidade para que pudessem se reerguer
POR LOUISE BENASSI – SC 002880/JP
O Jornal nos Bairros dá início, nessa semana, à série “Mãos que ajudam”, sobre Entidades e Projetos Sociais de Navegantes. Se você faz parte ou conhece algum projeto que está fazendo a diferença na cidade, entre em contato com a redação, para poder ser selecionado para fazer pare dessa série. Para começar, a primeira entidade a ter o seu trabalho conhecido é o Lions Club Navegantes.
Fundado em 25 de junho de 1997, o Lions Club Navegantes faz parte de uma organização internacional de serviço humanitário, com foco em ajudar comunidades locais e causas globais.
Atualmente, a entidade conta com 54 associados, que realizam um trabalho voluntário. O atual presidente é o Sr. Fábio Coelho juntamente com sua esposa Ana Lúcia Coelho. O Lions não recebe recursos públicos, todas as ações são realizadas por meio de recursos próprios (mensalidades dos sócios), arrecadações em eventos beneficentes e parcerias com a iniciativa privada.
O Lions Club Navegantes é referência no assistencialismo na cidade, sendo sempre solicitado a dar amparo em casos de vulnerabilidade social. Os leões e domadoras da entidade, como são chamados, já mataram a fome de muitas famílias navegantinas e ajudaram a dar um pouco mais de dignidade a essas pessoas carentes.
A entidade realiza, permanentemente, campanhas de arrecadação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade, realizando a entrega de cestas básicas quando famílias passam por alguma necessidade. Pessoas que perderam suas casas em incêndio, que ficaram incapacitadas de trabalhar devido a um acidente, mães chefes de família em necessidade e tantos outros já receberam o auxílio dessas muitas mãos.
Outra linda ação realizada é a arrecadação de caixas de gelatina em pó, nos supermercados da cidade, que são doados para pacientes com câncer internados em leitos pediátricos da região, auxiliando na recuperação desses pacientes.
Para o presidente, Fábio Coelho, uma das ações mais importantes realizadas pelo Lions Club Navegantes é o projeto “Visão para Todos”. Ele proporciona consultas oftalmológicas gratuitas e doação de óculos para crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Navegantes, garantindo acesso à saúde ocular, melhoria no desempenho escolar e qualidade de vida.

Destaque também para o “Banco Ortopédico”, uma referência na cidade. É por meio desse programa que pessoas carentes que estão doentes ou acidentadas têm acesso a cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores e muletas, tudo disponibilizado gratuitamente pelo Lions. “Essa iniciativa é essencial para promover dignidade, autonomia e inclusão social para quem mais precisa, reforçando o compromisso do Lions com o serviço humanitário local”, ressalta o presidente.
Além disso tudo, são sempre realizados mutirões de saúde (ações de prevenção ao diabetes, hipertensão e câncer infantojuvenil); palestras educativas em escolas sobre higiene bucal e meio ambiente; ações emergenciais de arrecadação de donativos em situações de calamidade pública; campanhas específicas de arrecadação de materiais escolares e brinquedos.
O presidente explica, ainda, que o Lions Clube de Navegantes não é uma entidade de fim, mas de meio, buscando servir como ponte e apoiar causas e iniciativas que visam cumprir com suas causas globais. Assim, o Lions mantém parcerias com entidades como a APAE, AMA, Rede Feminina de Combate ao Câncer e demais entidades na cidade que apoiam causas humanitárias; bem como projetos sociais, como Ágape e Ojinje.
LEO Club
Além das atividades dos adultos, recentemente foram fundados dois LEO Clubes em Navegantes, que têm como objetivo incentivar a juventude a desenvolver liderança, compromisso social e solidariedade.
O LEO proporciona aos adolescentes e jovens a oportunidade de realizarem serviços comunitários, promoverem ações solidárias e se capacitarem como líderes, tudo de forma dinâmica e com grande interação social. É um espaço para crescimento pessoal e cidadania ativa, onde cada jovem aprende, na prática, a fazer a diferença na comunidade.

O LEO Clube Navegantes Alpha – Corujas do Atlântico foi fundado em 19 de janeiro de 2024, conta com 25 associados. E o LEO Clube Navegantes Ômega – Guardiões do Farol foi fundado em 30 de setembro de 2024, conta com 22 associados.
“Os LEOs são a continuidade do espírito de servir do Lions e estão abertos para receber novos jovens que queiram liderar, transformar e inspirar suas comunidades”, finalizou o presidente.