Ferrovia que passa por Navegantes está nos planos do Ministério dos Transportes

A ferrovia proposta conecta os complexos portuários de São Francisco do Sul, Itajaí/Navegantes e Imbituba.

Como diretriz para uma análise futura, o Ministério dos Transportes incluiu o projeto de uma ferrovia, entre São Francisco do Sul e Imbituba, nas obras mapeadas no Plano Setorial de Transporte Ferroviário. Com cerca de 250 km de extensão, a Ferrovia Litorânea tem potencial para integrar e impulsionar ainda mais o transporte de cargas no eixo litorâneo do estado, incluindo o Porto de Navegantes.

A ferrovia proposta conecta os complexos portuários de São Francisco do Sul, Itajaí/Navegantes e Imbituba. O traçado da ferrovia acompanha o litoral catarinense, paralelo à BR-101, e possibilita tanto o transporte de cargas quanto o de passageiros, considerando a alta densidade urbana ao longo do percurso.

Apesar do destaque no planejamento estratégico do Governo Federal, o projeto ainda está em estágio inicial e sem previsão para sair do papel. Nesse momento, há cinco outras propostas de ferrovias no Estado, mas também sem previsão de início de obras.

Os planos setoriais são desdobramentos, por modais, do Plano Nacional de Logística. Os documentos trazem a lista de empreendimentos pretendidos, com priorização baseada em uma série de indicadores. No plano setorial ferroviário, há as ferrovias mais “avançadas”, já existentes ou perto de serem construídas (a Ferrovia do Frango é um exemplo), e as “em concepção”, em estágio mais preliminar. Mesmo nessa categoria, há um ranking em grau de prioridades. A Ferrovia Litorânea fica em 39º lugar entre 89 ferrovias em concepção.

Governo do Estado também tem projeto

Um segmento dessa ferrovia está em estudos, em fase final dos projetos executivos, contratados pelo Governo do Estado: é o segmento de 62 km entre Araquari (que conta com ferrovia até São Francisco do Sul) e Navegantes.

O custo desse ramal é de US$ 300 milhões. O governo do Estado está à procura de fonte de recursos. A outra ferrovia em fase de estudos – projeto básico, no caso, é para construção de ligação entre Chapecó e Correia Pinto. O traçado tem 319 km, com custo de US$ 2 bilhões. O governo de Santa Catarina solicitou a inclusão no Novo PAC de contratação de estudos para ferrovias entre Correia Pinto e Navegante (221 km), Rio do Sul e Tubarão (168 km) e Joinville e Itapoá (88 km).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros