A ação conjunta assegura a preservação da ilha, que será convertida em parque ecológico.
Na tarde de segunda-feira (17), uma ação motivada por uma denúncia sobre uma movimentação suspeita em área de preservação, em Itajaí, resultou na remoção de invasores e de edificações irregulares na Ilha das Capivaras.
O objetivo da operação foi investigar a invasão e a construção irregular na área que será transformada em um parque ecológico. A ilha, localizada em uma região de preservação ambiental, não permite qualquer tipo de ocupação ou construção, conforme as normas para a criação do parque.

Durante a ação, as equipes encontraram um casal morando na residência construída de maneira ilegal. Imediatamente, o casal foi orientado pelo INIS sobre a proibição de moradia no local, que passará por um processo de preservação e revitalização ambiental.
A Polícia Militar e a Defesa Civil, com o apoio da Guarda Municipal, retiraram os moradores do local de forma pacífica e segura. Para garantir a remoção, foi utilizada uma embarcação da Defesa Civil, devido ao difícil acesso à ilha.
Além disso, Secretaria de Obras procedeu com a demolição da construção irregular. A ação visou eliminar qualquer vestígio da obra, garantindo que a área fosse desocupada de acordo com as determinações ambientais. A operação foi concluída sem maiores incidentes, com as equipes cumprindo suas funções para preservar o meio ambiente local.
A operação conjunta foi realizada com a participação da Secretaria Municipal de Obras, Defesa Civil, Guarda Municipal, INIS e Polícia Militar.
LEIA TAMBÈM: