Município de Navegantes vai empenhar mais de 6 milhões na destinação final de resíduos

Apesar dos inúmeros esforços do município, o descarte irregular de lixo pela população continua sendo um problema.

TEXTO: LOUISE BENASSI SC 002880/JP 

Não precisa procurar muito. É só dar uma volta pelo Centro de Navegantes que já será visto uma residência com lixo acumulado a sua frente. Até móveis grandes, como sofás, são jogados de forma irregular. A situação piora em terrenos baldios, ali a lei é completamente ignorada.

O Jornal nos Bairros recebe inúmeras denúncias de lixo descartado de forma irregular em Navegantes. Um desses casos foi na continuação da Rua Gervásio de Souza, no bairro Meia Praia.

“Sou morador no bairro Meia Praia, aqui temos problemas sérios com descarte de entulhos, cheiro de carne podre, animais na rua”, denunciou. No lote da esquina, ele relatou que também tem lixo. “Toda semana, junto para manter limpo”, contou.    

Problema crônico

O município de Navegantes, há tempos, tenta acabar com o problema do descarte irregular de lixo na cidade. Além da coleta normal de resíduos sólidos realizada por empresa contratada, o município tem investido em alternativas para tentar controlar o acúmulo de lixo.  

Nesse ano, serão empenhados, por meio da Secretaria de Infraestrutura, mais de 6 milhões para dar continuidade aos serviços de colocação de caçambas para o descarte dos resíduos e de recolhimento e destinação final de entulhos.   

Os dois pregões estão em andamento, com datas de abertura previstas para início de abril. O pregão eletrônico Nº 16/2025, com valor global de R$ 4.355.520,00, tem como objetivo o registro de preço visando a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de colocação de caçambas estacionárias em pontos específicos do município, incluindo a destinação final de resíduos.

Já o pregão eletrônico Nº 21/2025, com valor global de R$ 2.310.000,00, tem como objetivo o registro de preço visando a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de destinação final de resíduos de lixo/entulhos, móveis inservíveis descartados pelos munícipes, roçagem, capinação, restos de podas de árvores.  

O serviço de recolhimento de entulhos pode ser agendado por meio do telefone (47) 3185 2003. E nas caçambas distribuídas em alguns pontos da cidade, a população pode descartar poucas quantidades de resíduos.

Vale ressaltar que resíduos ou restos de materiais de construção e grandes quantidades de qualquer material não podem ser descartados nas caçambas coletivas e nem recolhidos pelo caminhão. Para isso, o cidadão precisa contratar caçambas particulares, que utilizam uma vaga de estacionamento, não obstruindo assim o passeio público.

<pre id="tw-target-text" class="tw-data-text tw-text-large tw-ta" dir="ltr" data-placeholder="Tradução"><strong><span class="Y2IQFc" lang="pt"> ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo </span></strong><span class="Y2IQFc" lang="pt">Direitos reservados ao Jornal nos Bairros</span></pre>