Coqueiro Jerivá que seria serrado é transplantado em novo local em Navegantes

Iniciativa marca o início do plano de arborização da cidade, reaproveitando árvores adultas que seriam descartadas.

Na tarde da última quinta-feira, 20, equipes do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), em parceria com as secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Planejamento Urbano (Seplan), coordenaram o transplante de um coqueiro jerivá para a Praça Central de Navegantes.

A árvore adulta, com copa desenvolvida, seria serrada e descartada, de uma área rural no bairro de Pedreiras, para dar lugar a um galpão logístico. Mas, ao invés disso, ela foi resgatada e replantada em local onde já foram replantadas outras árvores.

O transplante faz parte de uma nova estratégia do município para preservar árvores de grande porte que, embora possam ser legalmente removidas, ainda têm potencial para contribuir com a arborização urbana. Segundo Diego Dias, superintendente do Ian, a ação simboliza um novo olhar para a gestão ambiental da cidade.

“Recebemos muitas demandas da população por mais áreas verdes. Embora a legislação permita a supressão com compensação, estamos buscando alternativas para evitar a perda de árvores já desenvolvidas. Essa iniciativa otimiza recursos públicos e acelera o processo de arborização”, destacou.

A medida é um passo inicial para a criação de um plano estruturado de arborização, previsto para ser formalizado em 2025. O objetivo é incluir mais áreas verdes no município, promovendo um ambiente urbano mais sustentável.

Com a nova diretriz, o município pretende ampliar as ações e pesquisas sobre transplante de árvores, garantindo que exemplares adultos, com copa formada, possam ser reaproveitados em espaços públicos.

<pre id="tw-target-text" class="tw-data-text tw-text-large tw-ta" dir="ltr" data-placeholder="Tradução"><strong><span class="Y2IQFc" lang="pt"> ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo </span></strong><span class="Y2IQFc" lang="pt">Direitos reservados ao Jornal nos Bairros</span></pre>