Importantes contratos estão para vencer, sem tempo hábil para novas licitações.
A secretaria de Saúde de Itajaí realizará, na quinta-feira (9), uma coletiva de imprensa, para esclarecer a situação de calamidade dos serviços públicos de saúde prestados pelo município.
Dra. Mylene Lavado, secretária de Saúde, explica que diversos contratos, como de fornecimento de marmitas, enfermeiros, médicos e limpeza das unidades de saúde, estão em prazo de vencimento, sem possibilidade para renovação e sem tempo hábil para novas licitações, o que pode resultar na paralisação desses serviços.
“A secretaria de Saúde foi encontrada com contratos importantes vencidos e não há possibilidade legal para renová-los. É uma situação crítica que enfrentamos”, ressaltou.
Outros detalhes serão passados aos jornalistas, na ocasião, relatando as dificuldades que enfrenta a nova gestão, após assumir a prefeitura, em 1º de janeiro.
Situação atual dos contratos e impactos
1. Serviços de Limpeza, Manutenção e Segurança
Comprometimento da higienização e biossegurança nas unidades de saúde;
Risco de proliferação de infecções hospitalares e desorganização administrativa;
Insegurança para pacientes e colaboradores nas unidades.
2. Laboratório de Análises e Exames de Dengue e COVID-19
Interrupção de diagnósticos essenciais para controle de epidemias;
Atrasos nos laudos, aumentando a gravidade dos casos e dificultando o controle epidemiológico.
3. Atendimento Emergencial em Oftalmologia e Exames
Falta de atendimento imediato para retirada de corpos estranhos, podendo levar a complicações graves, como perda da visão;
Desassistência nos diagnósticos oftalmológicos.
4. Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem Terceirizados
Redução drástica no quadro funcional, comprometendo atendimentos básicos, emergenciais e hospitalares;
Sobrecarga nos profissionais remanescentes, aumentando o risco de erros e a baixa qualidade do atendimento.
5. Não Chamamento de Concursados
Falta de tempo hábil para substituição de terceirizados, agravando a escassez de profissionais;
Ampliação do tempo de espera para consultas e procedimentos.
6. Equipamentos de Raio-X, Ventilador Pulmonar, Monitor Multiparamétrico e Bombas de Infusão
Indisponibilidade de exames e monitoramento de pacientes graves;
Redução da capacidade de atendimento em emergências e unidades de terapia intensiva.
7. Manutenção de Informática e Locação de Computadores
Falhas em sistemas de agendamento, laudos e controle administrativo;
Paralisação de serviços essenciais, como a gestão de prontuários e comunicação interna.
8. Sistema de Gestão de Saúde (Prontuário Eletrônico)
Interrupção na continuidade do atendimento devido à perda de informações clínicas;
Risco de erros médicos por falta de acesso aos históricos dos pacientes.
9. Manutenção de Ar-Condicionado
Ambiente insalubre para pacientes e profissionais, especialmente em dias de calor intenso;
Risco de contaminação cruzada devido à falta de climatização adequada.
Situação das Estruturas Físicas das Unidades de Saúde
1. CRESCEM (Centro de Referência da Criança e da Mulher)
Presença de mofo nas paredes;
Substituição de portas;
Vazamento no telhado;
Cobertura da entrada da unidade com vazamento na rampa de acesso para gestantes e cadeirantes.
2. UPA Cordeiros
Reforma dos pisos dos banheiros;
Salas com infiltração e necessidade de realocação da sala de descanso dos profissionais;
Substituição ou reforma das poltronas de medicação;
Substituição de portas;
Comprometimento da área externa, com tubulação de água e esgoto afetada.
3. UBS Votorantim
Parte da estrutura da unidade cedeu;
Presença de mofo nas paredes;
Necessidade de fechamento da janela na sala de vacinas;
Melhorias na área externa utilizada para serviços e treinamentos, incluindo colocação de piso e melhorias na cobertura.
4. UBS Costa Cavalcante
Substituição do balcão de atendimento na entrada da unidade;
Fechamento da janela na sala de vacinas;
Instalação elétrica comprometida em toda a unidade.
5. UBS Jardim Esperança
Infiltração nas paredes;
Mau dimensionamento dos consultórios;
Reaproveitamento de uma sala externa para uso das equipes de atendimento domiciliar;
Sala de esterilização sendo usada como depósito;
Substituição ou reforma das poltronas de medicação;
Instalação elétrica comprometida em toda a unidade.