Lançado em 2024, “Rezo” é fruto de um processo iniciado a partir de pesquisas de repertórios de cultura popular brasileira
O álbum “Rezo”, das musicistas Bárbara Kristensen, Marcela Backer e Natália Pereira (Navegantes e Itajaí), foi reconhecido como um dos dez melhores lançamentos musicais de Santa Catarina em 2024 pelo portal Rifferama, entre os 207 álbuns avaliados. Com direção musical assinada pela artista joinvilense Ana Paula da Silva, o disco reverencia a cultura popular e a força feminina, com composições do trio, consolidando-se como um dos destaques da cena cultural catarinense.
Lançado em 2024, “Rezo” é fruto de um processo iniciado em 2021, quando Bárbara e Natália começaram a pesquisar repertórios de cultura popular brasileira, com orientação de Ana Paula da Silva. Em 2022, Marcela Backer juntou-se ao grupo, trazendo a riqueza dos instrumentos de corda ao projeto. O álbum, produzido por mulheres, mergulha nas manifestações brasileiras de lavadeiras, rendeiras, benzedeiras e plantadeiras, além de elementos da tradição oral como capoeira, samba de roda, catumbi e terno de reis.
O repertório inclui músicas de domínio público e composições autorais do trio, como “Ritual”, “Rezo”, “Terno de Rainhas”, “Viva Muitos Anos” e “Às Anciãs”, que podem ser escutados através do link https://bit.ly/albumrezo.
O disco não apenas celebra essas tradições, mas também se compromete com a salvaguarda de elementos identitários que estão em risco, como as artes das rendeiras e benzedeiras, além de destacar a liderança feminina em manifestações que nem sempre receberam a visibilidade merecida.
O projeto foi viabilizado por meio do patrocínio da Fundação Cultural de Navegantes – Edital Vilma Mafra 2022, e foi reconhecido por sua originalidade e compromisso cultural. Agora, ao ser selecionado como um dos melhores álbuns catarinenses de 2024, “Rezo” reafirma sua relevância e o impacto de sua mensagem artística.
A lista completa dos álbuns selecionados está disponível no portal Rifferama: https://rifferama.com/os-melhores-albuns-lancados-em-santa-catarina-em-2024/