Representante das associações empresariais entende que mudança pode impactar negativamente em toda a cadeia logística
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC manifestou, por meio de nota publicada na terça-feira (3), sua contrariedade às tratativas relacionadas à possível federalização do Porto de Itajaí. Se tal medida for acertada, a gestão de Itajaí será transferida para a Autoridade Portuária de Santos, conforme informações divulgadas pelo Ministério dos Portos.
A entidade entende que essa mudança pode impactar negativamente o trabalho realizado por catarinenses na construção de um grande polo estadual de movimentação de cargas portuárias do Brasil.
Santa Catarina tem alcançado avanços significativos em sua infraestrutura logística, especialmente após assumir a gestão de seus portos públicos. O Porto de Itajaí é um dos pilares fundamentais do desenvolvimento logístico de Santa Catarina e do Brasil, sendo relevante polo estadual de cargas.
A FACISC reforça a necessidade de diálogo entre todas as partes interessadas, envolvendo um modelo de gestão que garanta que os interesses de Santa Catarina sejam resguardados, sendo qualquer mudança amplamente debatida.
“A experiência anterior com a gestão federalizada trouxe aprendizados importantes para o estado, ressaltando a necessidade de um modelo que assegure eficiência, competitividade e alinhamento com as demandas das classes produtivas catarinenses, especialmente em relação aos usuários do terminal”, diz a nota.