fbpx

VELÓRIO DE JOÃO MACAGNAN ACONTECE NA CÂMARA DE VEREADORES DE ITAJAÍ

O ex-prefeito de Itajaí faleceu no domingo, aos 81 anos.

O ex-prefeito de Itajaí, João Omar Macagnan, está sendo velado na manhã dessa segunda-feira (11), na Câmara Municipal de Itajaí. O sepultamento está previsto para as 17h, no Cemitério Municipal da Fazenda. Macagnan faleceu no domingo (10), por complicações de uma pneumonia, aos 81 anos.

Na sua trajetória política, foi vereador eleito em 1966 em Água Doce, vice-prefeito e prefeito de Itajaí, em 1989 e 1992. Também foi deputado estadual em 1986 e em 1998, quando participou da elaboração da Carta Magna Estadual. Foi um dos 49 constituintes homenageados pelo Parlamento catarinense para marcar os 35 anos de promulgação da Constituição catarinense.  

O MDB de Santa Catarina publicou uma nota de pesar, lamentando o falecimento de Macagnan: “Com enorme pesar, o MDB SC comunica o falecimento do ex-prefeito de Itajaí, João Omar Macagnan. Foi fundador do MDB em Água Doce, em 1996, elegendo-se vereador. Já em Itajaí, foi deputado constituinte, deputado estadual, vice-prefeito e prefeito, além de secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Nesse momento, o MDB SC se solidariza com os familiares e amigos”.

Atuação política e vida pública

Fonte: ALESC

Nasceu em Água Doce/SC, em 3 de setembro de 1943. Formado em Direito. Membro fundador do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Município de Água Doce, integrou sua Comissão Executiva Provisória como Secretário e responsável pelos trabalhos burocráticos e organizacionais do Partido.

Nas eleições de 1966, foi eleito Vereador à Câmara de Água Doce. Indicado líder da bancada e membro de várias Comissões no Parlamento, destacou-se pelos trabalhos desenvolvidos na Comissão de Justiça e Redação. Exerceu também o cargo de Secretário da Mesa Diretora da Casa, em várias ocasiões, assumiu a Presidência do Legislativo. Esse desempenho lhe valeu “Menção Honrosa”, conferida pela Câmara de Vereadores de Água Doce, em 1983, pela unidade de seus integrantes.

Secretário de Administração e Negócios Jurídicos da Prefeitura de Itajaí, desde outubro de 1983, respondeu também pelo Gabinete de Planejamento e Coordenação Geral. Em 1985, foi nomeado Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Itajaí/SC.

Nesse mesmo ano, por ocasião da eleição dos novos membros do diretório do PMDB de Itajaí, João Omar Macagnan foi escolhido, por unanimidade, presidente e, ainda, indicado delegado junto ao Diretório Regional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Foi eleito Deputado Estadual em 1986, sendo diplomado em 15 de dezembro do mesmo ano. Como Deputado, foi Vice-Presidente da Comissão de Constituição e Justiça por dois anos, além de ter participado, na elaboração da CARTA MAGNA ESTADUAL e membro da Comissão e Leis da Câmara de Deputados.

Em 1988, foi eleito Prefeito Municipal de Itajaí. Foi Vice-Presidente da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), dos períodos de 89/90 e 91/92. Presidente da Associação dos Prefeitos do PMDB de Santa Catarina de 1989 a 1992.

Em 1994, ingressou no PFL, tendo sido eleito Coordenador Regional do Partido no ano seguinte.

Em 1996, foi eleito Vice-Prefeito de Itajaí. Em 1997, eleito presidente do PFL de Itajaí.

Em 1997, assumiu a Administração Geral do Porto de Itajaí com a Administradora Hidroviária Docas Catarinenses (ADHOC), quando incrementou a movimentação do Porto de Itajaí com a aquisição de novos equipamentos e funcionamento do Porto 24 horas. Ao final de março de 1998, licenciou-se da ADHOC, do cargo de Administrador Geral do Porto de Itajaí para concorrer as eleições daquele ano como candidato a deputado estadual pelo PFL.

Em outubro de 1998, foi eleito Deputado Estadual.

Assumiu como Secretário do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina, de 1998 a 2002.

Presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA). Membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Presidente Nacional da Câmara Técnica Jurídica do Ministério do Meio Ambiente. Membro do Grupo de Energia de Santa Catarina (GENESC). Conselheiro da Região Metropolitana de Florianópolis. Membro Nacional do Conselho da Biosfera da Mata Atlântica.

De maio de 2007 a maio de 2010, assumiu a função de Diretor Administrativo do Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (BADESC).

João Omar Macagnan era objetivo em relação a Itajaí: “Itajaí é minha terra do coração, aqui formei minha família e estruturei minha vida pública. Lugar de povo simples e trabalhador, gente que evolui com simpatia e respeito ao próximo, sem dúvida, um excelente lugar para viver”.

PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO JB PARA RECEBER NOTÍCIAS EM SEU CELULAR:
https://chat.whatsapp.com/DJkjPyw34SVCxRUdvlspB8


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros