Oficinas passarão por 11 escolas municipais, promovendo contação de histórias e musicalidade.
O projeto “Orò Ìtán: Contando e Cantando Histórias Afro-brasileiras e Indígenas – 3ª edição”, patrocinado pela Prefeitura de Navegantes, através da Fundação Cultural de Navegantes e o Edital Vilma Mafra 2024, inicia sua série de oficinas culturais neste mês de novembro, a partir desta sexta-feira (8). Ao todo, serão 22 encontros em 11 escolas municipais de Navegantes, promovendo contação de histórias e musicalidade afro-brasileira e indígena, com o objetivo de incentivar o respeito à diversidade e fortalecer a representatividade cultural.
Cada encontro promoverá a vivência de histórias com protagonistas negros e indígenas, além de ritmos e instrumentos típicos das culturas abordadas. Segundo a organização do projeto, a iniciativa reforça o compromisso com a inclusão e a diversidade cultural no ambiente escolar, promovendo o respeito às leis federais que instituem o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas escolas.
Além das atividades nas escolas, o projeto será coroado com o Festival Orò Ìtán, que ocorrerá no dia 14 de dezembro (sábado), na sede da Associação de Cultura e Tradições de Matriz Africana – Ojinjé. O festival celebrará a cultura afro-brasileira e indígena com uma programação rica e diversa, incluindo palestras, oficinas de culinária afro-indígena, apresentações culturais e rodas de capoeira.