No dia 10 de setembro de 1964, a escola mais antiga do bairro São Domingos abria as suas portas na sede atual.
POR LOUISE BENASSI – DRT/SC 02880/JP
A Escola Estadual de Educação Básica Paulina Gaya, localizada no bairro São Domingos, em Navegantes, completa no dia 10 de setembro 60 anos de fundação. Mas a historia dessa unidade escolar, que se confunde com a própria história de Navegantes, é ainda mais antiga.
A escola que hoje tem sede na Rua José Francisco Laurindo, no 1679, se formou como escola reunida da união de duas escolas, a Escola Isolada de São Domingos e a Escola Isolada do Sudan. Manoel de Souza Reis foi quem emprestou a casa onde funcionou a primeira escola, em 1931.
Manoel de Souza Reis e sua esposa na casa que funcionou a primeira escola. Foto arquivo familiar.
Então a EEB Paulina Gaya, que começou no improviso, com uma casa emprestada, tendo tido sede provisória ainda no Ranghetti Forte Hotel antes do local atual, se tornou uma unidade de educação sólida no bairro São Domingos, ensinando gerações de famílias.
O nome da escola, Paulina Gaya, é em homenagem a uma das mais antigas professoras do ainda bairro Nossa Senhora dos Navegantes, pertencente a Itajaí. Seu pai, o português Manoel dos Santos, natural de Vila Nova de Gaia, foi um dos primeiros habitantes dessas terras e fez dos “Gaya” uma das famílias mais tradicionais da cidade. Paulina dedicou sua vida a alfabetizar as crianças do “outro lado do rio” e fez da educação a sua própria história.
Novos tempos
Atualmente, a unidade possui 553 alunos, atendendo no ensino médio e educação especial nos períodos matutino, vespertino e noturno, além de 20 turmas no Novo Ensino Médio e Catec, com curso de Logística no período noturno.
O corpo docente é formado por 62 professores, mais 10 funcionários terceirizados. Na direção, gestora Ana Paula Vogel Vieira e assessores Gilmar Muller e Sandra R. C. de Miranda de Souza.
Ao longo dos anos, a Escola Paulina Gaya passou por diversas reformas e modernizações, visando melhorar as condições de ensino e aprendizagem. A instituição tem se esforçado para se manter atualizada com as novas metodologias pedagógicas e as demandas tecnológicas, sempre com o objetivo de proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante para seus alunos.
Conta com uma estrutura adaptada para pessoas com deficiência e que inclui biblioteca, laboratório Maker (espaço dedicado à inovação, criatividade e aprendizado prático), quadra de esportes e acesso à internet para todos.
Também é conhecida por sua participação ativa em eventos comunitários e por promover atividades que incentivam o desenvolvimento social e cultural dos estudantes, como feiras, exposições e competições esportivas.
LEIA TAMBÉM:
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO JB PARA RECEBER NOTÍCIAS EM SEU CELULAR:
https://chat.whatsapp.com/DJkjPyw34SVCxRUdvlspB8