ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL DE SANTA CATARINA – SECCIONAL NAVEGANTES
Texto: Jornalista Ilva Maila dos Santos Gaya, cadeira n° 15
Todas as pessoas que amam Navegantes respeitam sua história e entendem a importância de perpetuá-la, celebram a chegada do momento em que a cidade terá o seu Arquivo Público Municipal.
Muitos são os que preservam, respeitam e valorizam documentos, fotos e jornais antigos, que, para algumas pessoas, são apenas papéis velhos.
Todo esse material está espalhado pelos quatro cantos da cidade, nas casas, nas repartições, nas gavetas com cheiro de naftalina, no acervo dos moradores mais antigos. Em grande maioria, está guardado com muito carinho por pessoas que esperaram o dia de ter um local com a certeza de que ele servirá de pesquisa e que contará um pouco da história para as futuras gerações.
A nossa geração, década de 70, 80 e 90, viveu a evolução da comunicação. As notícias que líamos em jornais que só chegariam no dia seguinte, hoje, chegam na palma da mão, em tempo real.
Contudo, há de se pensar que tudo aquilo que se viveu, que não ficou gravado nas nuvens digitais, que estão impressos nos jornais velhos, nas fotos antigas, precisam ser preservados.
Políticas, partidos e interesses pessoais são deixados de lado, quando o resgate e a preservação da cultura e da história de um povo estão em pauta. “Tratando-se da história, o presente não apaga o passado e o futuro jamais poderá apagar o presente”.