O programa é uma ação voltada à empregabilidade, ofertando CNHs para as categorias A, B, D e E.
O governador Jorginho Mello sancionou nesta terça-feira, 2 de julho, a Lei que institui o Programa CNH Emprego na Pista. O programa irá oferecer, gratuitamente, mais de 30 mil carteiras de habilitação, seja primeira CNH ou mudança de categoria. A iniciativa busca permitir que moradores tenham acesso a oportunidades de emprego que exijam habilitação.
Pode participar:
1ª Habilitação – quem ainda não possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
Mudança de Categoria – quem já é motorista, mas deseja subir de categoria e dirigir ônibus e caminhões;
Inclusão de EAR – exclusiva para motoristas da Categoria A, C, D e E que já atuam no setor de transporte de terrestre.
Dentre as exigências para participação no Programa, os candidatos devem estar morando, há pelo menos, dois anos no estado e estar com cadastro ativo no CadÚnico. Já para Mudança de Categoria para D ou E e Inclusão de EAR, os interessados não precisam estar inscritos no CadÚnico.
Inscrições:
As inscrições começam a partir do dia 15 de julho pelo site: www.empregonapista.detran.sc.gov.br
Sobre o Programa
O programa é uma ação social voltada à empregabilidade que vai ofertar 30 mil Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs), gratuitamente, para as categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus), e E (carreta). Além disso, o CNH Emprego na Pista também terá vagas para a inclusão de EAR (Exercício de Atividade Remunerada) na CNH e mudança de categoria.
O Governo do Estado anunciou a garantia de entrevista de emprego junto às transportadoras para 11.900 candidatos, bem como o anúncio da oferta gratuita do curso “Escola de Motoristas”, do SEST SENAT.
Os investimentos serão da ordem de cerca de R$ 54 milhões entre cursos, exames, isenção de taxas e operacionalização do programa para os anos de 2024, 2025 e 2026. O “CNH Emprego na Pista” permitirá que milhares de cidadãos tenham acesso a oportunidades de emprego que exijam habilitação. Além disso, o programa vai retirar profissionais da informalidade, com a inclusão da observação “EAR” nas habilitações de quem já trabalha na área.
“Com esse programa vamos atender uma demanda de falta de mão de obra nas categorias D e E. O Governo do Estado vai estar preparando e habilitando esses candidatos à vaga. E temos muitas pessoas que precisam da habilitação na categoria A e B, por exemplo, para prestar um concurso público. Essa é uma oportunidade para quem quer entrar no mercado de trabalho, ter uma ascendência na carreira ou se profissionalizar”, disse o presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes.
Mais informações sobre o programa em:
www.empregonapista.detran.sc.gov.br
Grupo de notícias do Jornal nos Bairros
https://chat.whatsapp.com/DJkjPyw34SVCxRUdvlspB8