fbpx

PORTONAVE RECEBE MEDALHA DE PRATA EM CLASSIFICAÇÃO GLOBAL DE SUSTENTABILIDADE

Portonave Navegantes

O Terminal Portuário se classificou entre as 15% melhores empresas avaliadas pela EcoVadis no último ano

A Companhia conquistou a Medalha de Prata pela EcoVadis, fornecedor mundial de classificações de sustentabilidade empresarial. A partir de um questionário de mais de 200 perguntas, mediante apresentação de evidências para comprovação das práticas sustentáveis, o Terminal obteve 68 pontos em uma escala de 0 a 100.  O reconhecimento é um diferencial, visto que classifica a Portonave entre as 15% melhores empresas globais avaliadas pela plataforma nos últimos 12 meses.

A metodologia adotada é baseada em padrões internacionais de sustentabilidade, como a _Global Reporting Initiative_ (GRI), o Pacto Global da Organização Nações Unidas (ONU) e a ISO 26000 (Responsabilidade Social), e é supervisionada por um comitê científico internacional. São analisados sete indicadores de gestão por meio de 21 critérios de sustentabilidade em quatro temas: Meio ambiente, Compras sustentáveis, Práticas trabalhistas e direitos humanos e Ética.

Alinhado à agenda ESG (Ambiental, Social e Governança, em português) da ONU, o Terminal Portuário realiza investimentos constantes para adoção de práticas sustentáveis. Como destaque, a empresa utiliza equipamentos elétricos e ecológicos em prol da descarbonização, desenvolve projetos sociais e ações relacionadas à governança corporativa, que evidenciam os seus pilares de Soluções Inteligentes, Pessoas a Bordo e Legado Duradouro.

Infraestrutura sustentável

Desde 2016, possui 18 _Rubber Tyred Gantry_ (RTG) eletrificados, guindastes para movimentação de contêineres, o que reduz em 96,5% a emissão de gases poluentes dos equipamentos. Foi o maior investimento em compra sustentável, de R$ 25 milhões. Em 2022, adquiriu a primeira _Eco Reach Stacker_ da América Latina, com redução de 40% da emissão de gases de efeito estufa.

Em 2023, totalizou 318 placas solares instaladas, que geram cerca de 18.000 kWh/mês (216.000 kWh/ano). No mesmo ano, obteve o certificado I-REC, em que atestou que todas as emissões referentes ao escopo II — emissões indiretas de gases de efeito estufa associadas ao consumo de energia elétrica — foram compensadas.

Neste ano, iniciou as operações de um _Terminal Tractor_ 100% elétrico, ou seja, sem emissão de gases poluentes. O intuito é avaliar a troca da frota atual, que conta com 40 _Terminal Tractors_.

Valorização das Pessoas

Em junho, o Terminal recebeu novamente a certificação _Great Place to Work_ (GPTW), com uma nota de 82 pontos, um reconhecimento importante em relação à gestão de pessoas. Como uma das iniciativas de destaque, a empresa realizou o Programa de Massoterapia para pessoas com deficiência visual da região, com a formação de nove alunos, e destes cinco foram contratados pela empresa.

Além disso, por meio do Instituto Portonave, instituição sem fins lucrativos, a Companhia impulsiona o desenvolvimento sustentável das comunidades nas quais está inserida, e apoia a transformação positiva dos territórios com foco na redução das desigualdades sociais (ODS 10). Em 2023, 172 mil pessoas foram impactadas em 40 projetos apoiados.

Ética e governança

As ações da empresa estão de acordo com o Código de Conduta e a Política Antissuborno. Há três anos, a Portonave é certificada na ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno), sendo pioneiro entre os terminais portuários no país. Em 2023, foram ministradas cerca de 195 horas de treinamentos em temáticas relacionadas à ética e à integridade com os profissionais, como uma palestra com o professor Mário Sérgio Cortella no Dia Internacional Contra a Corrupção (8 de dezembro).

Sobre o reconhecimento

A EcoVadis é um fornecedor mundial de classificações de sustentabilidade empresarial testada em mais de 130 mil empresas de 220 setores em 180 países. Para obter o selo, as organizações precisam atingir, ao menos, 30 pontos nos temas de Meio ambiente, Compras sustentáveis, Práticas trabalhistas e direitos humanos e Ética. A partir da pontuação, as companhias são classificadas com a Medalha Bronze, Prata, Ouro ou Platina, e uma árvore é plantada para celebrar a conquista, em parceria com a _One Tree Planted_, associação sem fins lucrativos.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros