O Jornal nos Bairros vem a público se solidarizar com a filha de três anos da nossa jornalista Louise Benassi, que foi atacada por dois cães soltos na rua, na manhã de quinta-feira (18), no Centro de Navegantes.
Ela e as duas filhas de 3 e 2 anos estavam sentadas no banco da Praça dos Emancipadores, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes, quando foram surpreendidas pelos dois cães da raça pitbull.
Os cães correram até elas e um deles já começou a perseguir a criança de 3 anos, derrubando-a no chão. A mãe tentou tirar ele de cima da filha, mas sem sucesso, então gritou por socorro. Um casal que passava no local naquele momento (Samuel e Ana) veio ao socorro e conseguiu intervir. Ele é veterinário e isso provavelmente contribuiu na ação rápida. A menina de 2 anos nada sofreu, mas a de 3 anos teve mordidas por todo o rosto e no pescoço, deixando o moletom que usava coberto de sangue.
O casal levou a mãe e filhas até o hospital de Navegantes, onde prontamente foram atendidos. A criança ficou com o rosto e pescoço muito machucado, além de emocionalmente abalada, chorando desde que foi para o hospital até que chegou em casa.
O Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal – DABA também esteve no local e apreendeu os cães. Eles teriam fugido de uma casa que fica próximo ao Ginásio e, o que tudo indica, não seria a primeira vez que fugiram.
Foi registrado um boletim de ocorrência na Polícia Militar, que prontamente prendeu o tutor dos cães por omissão de cautela. Foi também relatado a denúncia ao MPSC que está nas mãos do promotor Dr Leandro Govinda. A família agora irá dar seguimento na justiça para que o tutor do animal responda criminalmente por tentativa de homicídio.
Lei Municipal
Segundo a Lei Municipal n. 3.100/2016, do Município de Navegantes, residências com cães de guarda perigosos “deverão ser guarnecidas com muros ou grades de ferro ou cercas fechadas, portões de segurança e placas indicativas fixadas em local visível e de fácil leitura, alertando sobre a presença desses animais”.