A Secretaria de Assistência Social estará realizando, durante todo o mês, ações de conscientização ao Maio Laranja
A Secretaria de Assistência Social de Navegantes realiza, neste mês, uma programação com ações de conscientização ao Maio Laranja. A Campanha, que tem como base, o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, teve a abertura oficial no município na sexta-feira (10), no Centro Integrado de Cultura (CIC), com um Encontro da Rede de Proteção e Sistema de Garantia de Direitos.
Nessa semana, a partir de terça-feira, estão previstas ações como teatro alertando as crianças contra o abuso e como pedirem ajuda e caminhadas de conscientização nas escolas.
O encerramento da campanha será no dia 25, com mobilização e panfletagem no centro da cidade.
A secretária da pasta, assistente social Juliana Pinto, explica que esse é um trabalho realizado o ano inteiro, mas que, no mês de maio, as ações ganham um maior destaque, devido à aprovação da Lei Federal 9.970/2000, no dia 18 de maio, dia da morte da menina Araceli, assassinada em 1973, após ser abusada sexualmente.
Programação das Ações do Maio Laranja
14/05 – terça-feira
Peça Teatral “O Maior Tesouro” que será realizada aos alunos das Escolas: CAIC, Maria Ivone Muller e Rosa Maria Xavier, cada escola com seu horário agendado.
Semana do dia 13 a 24/5
As Escolas Municipais foram convidadas a realizarem uma caminhada individualizada no seu bairro, para assim disseminarem ainda mais o tema Maio Laranja.
29/05 – quarta-feira
09h – Encontro geral para mobilização com panfletagem e orientações à população.
Saída: em frente à Secretaria de Assistência Social, seguindo para a Praça do Ferry Boat, Prefeitura e mediações no Centro.
Vista-se de Laranja e vamos juntos combater o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes!
Você sabe o que é Maio Laranja?
Em 18 de Maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.
A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.
Surge então a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.
O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.
Canais de denúncia:
Disque Direitos Humanos: 100
Conselho Tutelar: (47) 3185 2010
CREAS: (47) 3185 2012