A unidade móvel tem mais capacidade de atendimento, conforto e segurança.
Na última semana, a Secretaria de Saúde do Estado realizou a entrega de 16 novas ambulâncias de suporte básico para o SAMU 192 de Santa Catarina. Navegantes foi uma das cidades contempladas com nova ambulância, que tem o propósito de substituir as antigas, proporcionando, assim, mais capacidade de atendimento, conforto e segurança, tanto para as equipes de trabalho quanto para os pacientes atendidos.
O secretário de Saúde de Navegantes, médico infectologista, Dr. Pablo Sebastian Velho, esteve na capital do estado, em companhia da vereadora Sol Dapper e da coordenadora da Unidade de Suporte Básico (USB), Daiane Castilho, para participação na cerimônia de entrega dos veículos. O evento contou, ainda, com a presença do governador Jorginho Melo, da secretária estadual e deputada federal, Carmem Zanotto, e demais autoridades.
Unidade avançada e nova sede
Pablo, que é coordenador da Comissão Intergestora Regional da Foz do Rio Itajaí (CIR), conta que os avanços nos serviços do SAMU estão só começando. Ele destaca que quando assumiu essa coordenação, em 2023, um de seus objetivos era que o SAMU pudesse ter uma Unidade Avançada aqui em Navegantes, pois, o município contava apenas com uma Unidade Básica do SAMU e as Unidades Avançadas mais próximas são em Itajaí e em Balneário Camboriu.
O médico explica ainda que existe o projeto da construção de uma nova sede para o SAMU, próximo ao aeroporto, e que lá será uma Unidade de Suporte Avançado. Vale destacar que a diferença entre elas é que as Unidades de Suporte Básico atendem casos de menor complexidade, tripuladas por condutor socorrista e técnico em enfermagem ou enfermeiro. Já as viaturas de Suporte Avançado são aquelas que atendem casos mais complexos, sendo que sua equipe assistencial é composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista.