fbpx

MURAL INCLUSIVO EM BRAILLE E COM AUDIODESCRIÇÃO GANHA VIDA NO BAIRRO SÃO PEDRO

Quem mora ou visita a cidade de Navegantes tem no Bairro São Pedro um local místico, e de renovação de energias. Quem chega consegue contemplar e observar a entrada e saída de navios e as diferentes modalidades de transportes fluviais que se apresentam de vários tipos, cores e tamanhos deslocando pessoas e mercadorias em um ritmo único, dando vida e uma essência própria ao local. As canoas e bateiras e os pequenos e médios barcos de madeira fazem parte da vida cultural, econômica e social dos moradores, em especial os da área ribeirinha, carinhosamente conhecida como Pontal.

Essa identidade que caracteriza o município, agora também pode ser observada através de um mural artístico e acessível, que foi produzido através de uma oficina de pintura artística, realizada em parceria com o Studio Bianca Alcantara, condução do artista plástico Nivaldo Kloppel, com participação da comunidade e dos alunos E.E.B Profª Irene Romão, onde cerca de 70 alunos, tiveram a oportunidade de participar dessa experiência enriquecedora. A oficina foi desenvolvida através do projeto intitulado: Ribeira Cultural, que possui como proponente Ricardo Ismael Testoni e produção cultural de Bianca Alcantara. O mural tem atraído a atenção e olhares dos visitantes e se tornado um exemplo inspirador de inclusão e expressão cultural.

AUDIODESCRIÇÃO – MURAL DA RIBEIRA CULTURAL

Este mural possui 13 metros de comprimento por 2 metros e 80 de altura.

À esquerda há uma pintura da silhueta da Portonave no Porto de Navegantes. No caís do porto há imensas estruturas com guindastes de movimentação de contêineres e outros equipamentos. À frente do caís há um navio preto atracado, com as letras M S C maiúsculas, em branco, no casco. Ele está sobre uma área de águas em tons de azul. Ao fundo há um céu avermelhado, com um sol amarelo, brilhante, que é visto à esquerda, atrás de um dos equipamentos. À direita há algumas nuvens acinzentadas.

No mural, ao centro, há uma pintura de um barco sobre uma área arenosa à beira de um rio de águas azuladas. Ele é cinza e está virado para a direita. Nas águas há barcos coloridos, pequenos ou de tamanho médio. Ao fundo há montanhas cobertas por uma vegetação densa e, à direita, há casas e edifícios. O céu está avermelhado.

No mural, à direita, há uma pintura do farol de Navegantes, sob um céu em tons de azul. Ele é formado por uma estrutura cilíndrica grande, branca, com uma faixa vermelha pintada no centro, na horizontal. Acima dele há outra estrutura cilíndrica menor, vermelha, com uma faixa branca pintada no centro, também na horizontal. E acima há a terceira estrutura, menor, com quatro faixas pintadas na horizontal, em branco e vermelho, intercaladas. O farol está sobre uma área de rochas em tons de cinza. Sobre parte das rochas, em uma área elevada à esquerda, há uma coruja com penas brancas mescladas com marrom. Ela tem os olhinhos amarelos com a menina dos olhos preta e um bico amarelo. No canto inferior direito há um cavalete com hidrômetro dentro de uma área gradeada.

O contorno dos barcos, montanhas, casas e edifícios estão em alto-relevo

Sobre todo o mural há algumas plaquinhas em braille com a identificação de alguns elementos da pintura, como o navio, o rio, as nuvens, os barcos, a coruja, as pedras, o farol, entre outros.

No canto superior direito há uma placa com o mesmo desenho do mural central. O contorno dos barcos, montanhas, casas e edifícios estão em alto-relevo. Abaixo estão os logos da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet. Patrocínio: MSC. Medlog Transport e Logistics. Portonave. Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

One thought on “MURAL INCLUSIVO EM BRAILLE E COM AUDIODESCRIÇÃO GANHA VIDA NO BAIRRO SÃO PEDRO

  1. Parabéns a todos pelo belíssimo projeto e pelo empenho demonstrado. Sem dúvida, este projeto impacta positivamente a todos! Sucesso sempre.
    O time da Rede Libras agradeçe a parceria.

Comments are closed.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros