Charge: Ricardo Welbert
Nesse exato momento, é só você ligar a televisão ou entrar nas redes sociais para ver. Os políticos voltaram a aparecer. Em ano de eleições, é comum ver muitos políticos que ficaram escondidos por três anos, agora voltarem a aparecer, prometendo mundos e fundos.
E a “moda” agora é defender a maior representatividade da mulher na política. Discurso muito lindo e democrático. Mas, infelizmente, muitas siglas ainda utilizam o nome de candidatas mulheres apenas para preencher as cotas de gênero obrigatórias em eleições proporcionais.
E o eleitor como deve agir diante dessas situações? É fundamental que cada eleitor observe qual foi o comportamento desse pré-candidato nos anos anteriores. Se ele foi sempre atuante, fiscalizador ou se só está mostrando trabalho meses antes de nova eleição.
O eleitor não deve votar também em candidatos “fantasmas”, que só estão ali só para cumprir cotas. Veja os candidatos que realmente irão disputar um cargo no legislativo municipal porque realmente têm vocação para aquilo e estão dispostos a fazer o melhor pela sua comunidade.