Na noite deste sábado, 11, um homen acabou soterrado até a cintura em uma obra pública no bairro Gravatá, em Penha.
Segundo os Bombeiros Militar de Navegantes no local, as equipes encontraram o homem dentro de uma escavação feita na via pública para troca da rede adutora de abastecimento de água, a vítima estava consciente, orientado e com sinais vitais.
Com ajuda de uma retroescavadeira, foi iniciado a retirada da areia, porém, com a movimentação do solo, a tubulação de água da rede de abastecimento veio a estourar, iniciando uma inundação na escavação (cerca de 3 metros do solo). Foi solicitado uma bomba de sucção e apoio aos Bombeiros Militares de Navegantes e mais equipamentos de proteção respiratórias para serem utilizadas caso o trabalhador ficasse submerso, que já queixava-se de formigamento nos membros inferiores.
A água subiu rapidamente e, com auxílio de uma bomba de sucção da própria obra, e utilizando baldes com apoio de populares, o nível da água foi estabilizado na altura do pescoço do masculino.
Na tentativa de auxiliar dentro da escavação, outro homem, colega de trabalho da vítima, com a inundação acontecendo, também acabou prendendo sua perna esquerda na movimentação da areia no solo.
Após a inundação ser contida, o trabalho se intensificou na retirada da água e posteriormente retirada da areia. Após cerca de quatro horas de trabalho, os dois masculinos foram liberados e foram atendidos pela equipe do SAMU.