Mais de 20 famílias que integram cooperativa de reciclagem são beneficiadas
Além de garantir o transporte aéreo de pessoas e cargas com segurança, a equipe do Aeroporto Internacional de Navegantes (NVT) tem se empenhado em um importante projeto de reciclagem de resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região.
Com uma média de sete toneladas de resíduos recolhidos mensalmente de diversas fontes, incluindo o Terminal de Passageiros e as aeronaves, a CCR Aeroportos, empresa que administra o aeródromo desde março de 2022, implementou um sistema eficiente de segregação na central de resíduos, visando a destinação adequada desse material.
Edson Ronei Henrique, analista de SGI da CCR Aeroportos, destaca que, além dos aspectos de preservação do meio ambiente, o projeto é importante para a comunidade do entorno. “A coleta seletiva deste material acaba gerando renda para as famílias que integram a cooperativa de reciclagem com a qual trabalhamos. É um processo no qual todos ganham”, afirma.
Todo o material coletado é direcionado para a cooperativa RECINAVE, localizada no bairro São Paulo, em Navegantes, composta por 21 famílias, “O material coletado e reciclado é de extrema importância para a comunidade. Aqui ele se transforma no sustento de muitas famílias, proporcionando emprego e renda para os membros dessas famílias. Além disso, contribuímos para que diminuam os lixões clandestinos destinando os resíduos de forma correta e responsável”, explica o presidente da associação, Robson Rogério Luebke.
Para o gerente do Aeroporto Internacional de Navegantes, Sadi Peixoto, a iniciativa está alinhada com os objetivos da CCR Aeroportos de implementar soluções que minimizem o impacto ambiental de suas operações. “A parceria com a cooperativa tem sido bastante produtiva. Estamos orgulhosos de fazer parte deste esforço coletivo em direção a um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, diz Sadi.
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.