A obra em andamento irá beneficiar mais de 100 embarcações cadastradas de pescadores artesanais da cidade.
Um marco histórico para a o setor da pesca artesanal no município. Está sendo investido, pela Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca, quase meio milhão de reais no Estaleiro Municipal (Carrera) – valor esse nunca visto em benefício dos pescadores artesanais de Navegantes.
De acordo com o secretário da pasta, Jairo Romeu Ferracioli, em novembro, foi iniciada a segunda etapa da obra de revitalização do estaleiro, para adequação do espaço que irá receber um trapiche de concreto armado de 36 metros quadrados, para apoio nas manutenções das embarcações. O trapiche já está em fase de conclusão.
Também foram prolongados três metros de comprimento da rampa de acesso ao estaleiro, assim como trocada toda a madeira nos 25 metros da rampa inicial e mais um carrinho. Esse aumento permitiu a ampliação na capacidade de puxadas, de duas para três embarcações por vez, além de garantir mais segurança na subida e descida nas embarcações de até dez metros de comprimento.
Foi feita adequação do espaço físico, contemplando macrodrenagem, com mais de 25 metros de galerias, gavião de pedra para proteção das laterais, pavimentação com lajota sextavada.
Destaque ainda para o “Container Oficina”, um espaço para apoio na manutenção de equipamento das embarcações, com ferramentas que, logo, serão ampliadas.
Além disso, o secretário ressalta a instalação de um container com banheiro, cozinha/refeitório e escritório para uso dos pescadores enquanto aguardam os serviços do estaleiro; a compra de um veículo para operadores da Carrera e um trator zero para auxilio em puxadas no rio e em beiras de praia. Em questão de segurança, foi investido no monitoramento por câmera de vídeo e instalação de iluminação LED no local.
“Além de todos esses investimentos no estaleiro municipal, todo ano é distribuído o Kit Pescador, para manutenção das embarcações artesanais até 10 metros, e oferecidos vários cursos para a categoria, em parceria com o SENAR e EPAGRI. Diversas ações também tiveram o apoio da Secretaria, como o ‘Projeto Orla’ e ‘A Pesca nas Escolas’, a confecção de documentos, em parceria com a Associação dos Pescadores Artesanais de Penha, assim como em discussões e representações nas Leis Federais e em Grupos de Trabalho,”, finalizou o secretário.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO JB PARA RECEBER NOTÍCIAS EM SEU CELULAR:
https://chat.whatsapp.com/DJkjPyw34SVCxRUdvlspB8