Quatro navios de guerra estão sendo construídos em solo catarinense
Itajaí está participando da construção de navios de guerra para renovação da esquadra da Marinha Brasileira. O Programa de Construção das Fragatas Classe Tamandaré irá lançar quatro novos navios-escoltas.
O governador Jorginho Mello acompanhou, nesta segunda-feira, 22, o desenvolvimento do Programa que está senso realizado no Estaleiro Brasil Sul da Thyssenkrup. A fragata Jerônimo de Alburquerque é a segunda da frota a ter sua fabricação iniciada.
Para o governador, a construção destas quatro embarcações em solo catarinense demonstra a importância do setor portuário de Santa Catarina, que tem o reconhecimento e a confiança da Marinha do Brasil.
“A minha visita aqui é para mostrar a parceria do governo do Estado com todas as causas de Santa Catarina. É um orgulho para Itajaí, para o nosso estado e para o Brasil por estar conseguindo reforçar nossa marinha brasileira com uma mão de obra qualificada. Tenho certeza que esses navios irão auxiliar toda a nossa nação”, disse Jorginho.
O lançamento da Fragata Tamandaré está estimado para agosto de 2024 e a sua entrega para a Marinha do Brasil no final de 2025.
Incremento na frota naval brasileira
Conduzido desde 2017 pela Marinha do Brasil, executado pela Águas Azuis e gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), o Programa Fragatas Classe Tamandaré é um projeto naval desenvolvido no país, prevendo a construção, em território nacional, de quatro navios de guerra.
As embarcações devem atingir capacidade operacional para proteger as Águas Jurisdicionais Brasileiras, gerando transferência de tecnologia e licença perpétua, e promover a indústria local e a Construção Naval no país. A Marinha do Brasil prevê que o Programa, como um todo, possa gerar cerca de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos.