A mais antiga tradição religiosa da cidade acontecerá de 26 de janeiro a 04 de fevereiro de 2024.
O Santuário Nossa Senhora dos Navegantes anunciou oficialmente o lançamento da 128ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. A tradição religiosa mais antiga da cidade de Navegantes irá acontecer de 26 de janeiro a 04 de fevereiro de 2024.
De acordo com a organização da festa, a programação ainda não está fechada, mas se pode adiantar que terá missas às 19h30, shows, gastronomia, procissão terrestre com o maior manto de Nossa Senhora do mundo e a esperada procissão pelo rio Itajaí-açu.
Nossa Senhora dos Navegantes – Padroeira da cidade
Nossa Senhora dos Navegantes passa a receber muitos pedidos de intercessão na Idade Média, na época das Cruzadas, quando os portugueses e espanhóis cruzavam o mar Mediterrâneo rumo à Palestina para protegerem os lugares sagrados dos infiéis. Nesta devoção, Maria é chamada também de Estrela do Mar, aquela que protege os navegantes mostrando-lhes sempre o melhor caminho e um porto seguro para a chegada.
Quando os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, com eles também desembarcou a devoção a Nossa Senhora dos Mares, da Boa Viagem, a Estrela do Mar, a Nossa Senhora dos Navegantes. Pescadores simples e valentes sempre faziam as orações a Nossa Senhora dos Navegantes antes de irem para o mar buscar o sustento para a família e o trabalho para sobreviverem. Prova disso é que a maioria das Igrejas e Capelas dedicadas a Nossa Senhora dos Navegantes está situada no litoral do Brasil
A estátua de Nossa Senhora dos Navegantes chegou ao Brasil trazida pelos portugueses no século XVIII, precisamente através do representante do Conde Resende, Vice-Rei do Estado. Ele desembarcou no atual estado de Santa Catarina com a tarefa de demarcar uma sesmaria na praia de Itajaí, em 1795. Foi assim que, no lado esquerdo do Rio, surgiu uma pequena vila, a localidade mais antiga do Estado.
Em 1896, o vigário da igreja de Itajaí conseguiu erguer uma capela, no lado esquerdo do Rio grande Itajaí, sob a invocação de Nossa Senhora dos Navegantes, de São Sebastião e de Santo Amaro. Os habitantes do “outro lado”, até então bairro Nossa Senhora dos Navegantes, celebraram com uma grande festa a conclusão das obras, no dia de Nossa Senhora dos Navegantes, em 1907 – a primeira Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que é celebrada até hoje.
Fonte histórica: Diocese de Blumenau e Diocese de Joinville