fbpx

ABASTECIMENTO DE ÁGUA APRESENTA MELHORA EM ITAJAÍ E NAVEGANTES

Itajaí e Navegantes por Eder Nascimento

Pressão deve regularizar na madrugada de sexta-feira, mas economia ainda é necessária

Nota atualizada pela SEMASA no início dessa tarde de quinta-feira (07) comunica que a distribuição de água potável apresenta pressão regular na maior parte de Itajaí e Navegantes. O desabastecimento ainda afeta áreas de maior altitude, como Morro da Cruz, Nossa Senhora das Graças e partes da Praia Brava. Juntas, as estações de tratamento de água (ETAs) São Roque e Arapongas enviam quase 1.400 litros por segundo ao sistema.

Os principais reservatórios de Itajaí, na ETA São Roque, estão em 80% da capacidade, enquanto Arapongas apresenta nível próximo dos 40%, por volta do meio-dia de hoje. Como os reservatórios auxiliares Morro da Cruz, Morro Cortado e Cabeçudas estão vazios e o consumo está muito alto, a perda das reservas ocorre de forma bastante acelerada.

A economia de água ainda é recomendada à população da área urbana de Itajaí e Navegantes. Conforme a demanda for reduzida, será possível estabilizar a pressão na rede e ligar novamente os boosters, que são bombas de recalque que enviam a água às partes mais altas da cidade.

O Semasa realiza ações de mitigação dos danos do desabastecimento, com seis caminhões-pipa enchendo caixas d’água de unidades de saúde (incluindo hospitais, clínicas, postos de atendimento e outros), presídios, escolas e pontos de distribuição, onde as pessoas podem encher galões, baldes, garrafas e demais recipientes.

A atual situação de emergência se iniciou na madrugada de terça-feira (05), quando a correnteza do rio Itajaí-mirim trouxe ao ponto de captação do Semasa uma água bruta com mais de 57 vezes o valor de turbidez limite para o método de tratamento utilizado. A causa foi o desbarrancamento de margens na nascente, lançando toda a lama e a matéria orgânica no canal.

“De outubro até hoje tivemos sete eventos de precipitação atmosférica atípica, ou seja, chuvas intensas em curtos períodos, que arrastam muitos materiais para dentro do rio e é com isso que temos que lidar aqui na foz” observa o Engenheiro Químico responsável pelo tratamento de água em Itajaí, José Adriano Kielling.

Pressão regularizada na madrugada de sexta-feira

O corpo técnico do Semasa estima que, não havendo uma nova elevação da turbidez e mantendo-se o padrão de consumo observado nos últimos dias, a pressão seja regularizada em toda a extensão da rede de distribuição na área urbana durante a madrugada desta sexta-feira (08).

PATICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO JB PARA RECEBER NOTÍCIAS EM SEU CELULAR:
https://chat.whatsapp.com/DJkjPyw34SVCxRUdvlspB8


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros