As empresas Proactiva, Recicle, CRS e Getal passarão a atuar com o nome Veolia em suas operações, a partir de 25/10
Na manhã desta terça-feira, 24/10, a Veolia, multinacional francesa, líder em gestão integrada de água, energia e resíduos, anunciou, em Brusque, a unificação das marcas em que atua no estado de Santa Catarina. A iniciativa reafirma o compromisso da companhia com a região, no desenvolvimento sustentável do território junto às municipalidades, indústrias e aos cidadãos, com o objetivo de aprimorar ainda mais sua atuação no Estado, oferecendo um serviço de maior valor agregado tanto para os seus clientes quanto para os usuários.
Nos últimos anos a Veolia adquiriu as empresas Proactiva, Recicle, CRS e GETAL, que já operavam na região de forma efetiva. A unificação da marca chega para consolidar a atuação e a transição que vem sendo realizada desde que as aquisições foram realizadas, simbolizando a plena adesão à cultura e know-how global da empresa na operação e na prestação dos serviços, e ao mesmo tempo mantendo e dando continuidade às boas práticas que as empresas locais adquiridas aportaram à Veolia.
Pedro Prádanos, CEO da Veolia Brasil, destaca a importância da unificação das marcas e afirma que o processo de rebranding representa a ratificação da relevância estratégica do mercado catarinense para o crescimento da empresa. “A mudança para a marca Veolia e a consolidação deste processo e da cultura operacional e corporativa da empresa é um marco na história que a Veolia está construindo no Brasil”, explica o executivo.
Atuação da Veolia em Santa Catarina
Presente em 120 municípios brasileiros, com mais de 3 mil colaboradores e 6 Parques Tecnológicos Ambientais (CGRs), a Veolia desenvolve e opera suas soluções e serviços em municípios e indústrias, atuando em diversos setores, como farmacêutico, alimentos e bebidas, petroquímica, entre outros. O propósito da companhia é o de promover a Transformação Ecológica do mundo, por meio da prestação de serviços ambientais capazes de oferecer soluções personalizadas para que os clientes possam se enquadrar nos critérios do ESG.
No Brasil, a Veolia estabeleceu algumas metas, entre as quais, a ampliação de soluções em economia circular, avançar na descarbonização de nossas operações, e aumentar a valorização energética dos resíduos, como por exemplo com a geração de energia elétrica renovável em seus Centros de Gerenciamento de Resíduos ou a instalação de painéis solares para suprir a demanda local dos CGRs.
Já em Santa Catarina, a companhia atende 30% da população do estado, representada em mais de 2 milhões de pessoas. Está presente em cidades da Grande Florianópolis, do Vale do Itajaí e do litoral Norte, com os serviços de coleta, transporte e tratamento de RSU (Resíduo Sólido Urbano), RSS (Resíduo de Serviço de Saúde) e de recicláveis.
Além de fazer a gestão de resíduos de 11 Prefeituras, a Veolia atende outros 200 contratos públicos em Brusque, Blumenau e Biguaçu e possui em sua cartela de clientes privados com, aproximadamente, 5.000 contratos de coleta e tratamento de RSS.
“Nossa história com Santa Catarina é longa e duradoura. Implementamos a coleta seletiva, regionalizada, em quatro cidades: Barra Velha, Balneário de Piçarras, Navegantes e Penha. Em Brusque, por exemplo, tem coleta seletiva há mais de 10 anos e nosso objetivo é ampliar. Queremos, cada vez mais, gerar valor nos locais onde atuamos, independente do tamanho da operação, das mais simples a mais complexa”, destacou o diretor regional, Hanokh Yamagishi que exemplificou: “Estamos nesse momento implantando caminhões de coleta com red zone, um sistema de luzes instaladas atrás do caminhão que delimita uma área mais segura para os coletores atuarem. Essa tecnologia foi desenvolvida internamente pela equipe do CGR Brusque, já está autorizada para ser implementada e nós levaremos essa inovação a todos os locais do Brasil, começando em Santa Catarina”.
Somos todos Veolia
A partir de amanhã, 25/10, toda a identidade visual das empresas do Grupo em Santa Catarina passará a adotar a marca Veolia em equipamentos, uniformes e caminhões de coleta.
Entre os diferenciais que a Veolia seguirá acrescentando ao setor de gestão de resíduos catarinense, está o aumento da segurança na atividade diária dos coletores, a qualidade nos serviços prestados e a inovação nos processos de tratamento de resíduos empregadas em seus três CGRs.
“Nosso propósito é a transformação ecológica , mas não fazemos isso sozinhos, fazemos juntos. Hoje é um dia importante para a Veolia, mas queremos também que seja para os usuários dos nossos serviços. Estamos trazendo uma operação multifacetada, porque queremos ir além do nosso core business, queremos atuar e reforçar questões de responsabilidade social e ambiental”, disse a Diretora de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade, Lina del Castillo.
A executiva destacou ainda que a empresa quer reforçar a comunicação com os usuários. “Nosso objetivo é que todos conheçam os nossos canais de atendimento. Queremos estar próximos da população, para melhor atendê-los”, finalizou.
Sobre a Veolia
Presente nos cinco continentes e com mais de 220 mil colaboradores, o Grupo Veolia projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias, na gestão de água, resíduos e energia. Em 2022, forneceu água potável a 111 milhões de pessoas, saneamento básico a 97 milhões, e produziu 44 terawatts hora de energia, além de valorizar 61 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 42,8 bilhões de euros em 2022. Em Santa Catarina, administra três CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos), nas cidades de Biguaçu, Blumenau e Brusque. Também é responsável pela coleta de resíduos sólidos urbanos e recicláveis em cidades da Grande Florianópolis, do Vale do Itajaí e do litoral norte catarinense, além de Araquari. Realiza, ainda, a coleta e o tratamento de resíduos perigosos e de saúde, somando cerca de 1.200 colaboradores no estado.