Ferramenta auxilia para uma locomoção mais eficiente e segura no trânsito
Os motoristas de Itajaí podem contar com o auxílio de aplicativo de celular para desviar de pontos com alagamentos no município. As informações são repassadas pela Coordenadoria de Trânsito (Codetran), em parceria com Secretaria de Tecnologia, e atualizadas no Waze. Caso um condutor tente trafegar por uma área interditada, será notificado pelo aplicativo. Assim, o motorista poderá escolher se deseja mudar a rota ou continuar dirigindo pelo mesmo trajeto.
A parceria do Município com o Waze busca proporcionar uma locomoção mais segura e eficiente no trânsito mesmo em momentos críticos. Itajaí segue em situação de emergência e alerta para possibilidade de inundações graduais, com extravasamento em pontos de monitoramento que afetam as seguintes regiões: Murta, parte baixa de Cordeiros, São Vicente, interior nas proximidades do rio Itajaí-Mirim e as imediações do Itamirim.
Situação em Itajaí
A Defesa Civil de Itajaí registrou quase 150 ocorrências de sexta-feira (06) até a manhã desta segunda-feira (09) devido aos altos volumes de chuva ocorridos em curto espaço de tempo. O órgão de proteção e segurança, com auxílio das forças de segurança e entidades municipais, atendeu somente nesta manhã cerca de 30 ocorrências entre alagamentos, inundações, desobstrução de bueiros e manutenção de buracos. O acumulado nas últimas 48 horas foi superior a 65 milímetros na cidade.
Uma das principais ocorrências aconteceu no bairro Murta, quando a Rua Tiradentes apresentou risco de desabamento na calçada próxima ao rio. Devido ao alagamento, ainda não foi possível realizar a avaliação da área e o perímetro foi isolado. Também foram registrados perigos de desabamentos nos bairros Fazenda e São Vicente.
Houve ainda ocorrências de alagamentos nos bairros: Barra do Rio, Centro, Cidade Nova, Cordeiros, Dom Bosco, Espinheiros, Fazenda, Salseiros, Santa Regina, São Judas, São Vicente, Murta, Portal II e Praia Brava. Mais de 50 ruas foram afetadas por inundações na cidade.
Capacidade dos abrigos
Até este momento, quatro abrigos seguem ativados na cidade. três deles atingiram a sua capacidade máxima e há vagas apenas no abrigo do Salão Paroquial da Igreja do São João. Ao todo, 361 pessoas estão acolhidas.