No dia 31 de agosto, a Câmara de Vereadores de Navegantes, através da Procuradoria da Mulher e o Ministério Público, realizou um evento marcante para encerrar o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência de gênero. A ação teve como objetivo fortalecer a rede de proteção às mulheres e ampliar a luta contra a violência que assola a sociedade.
A promotora Bianca Andrighetti Coelho, da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Navegantes, representou o Ministério Público em um encontro aberto ao público realizado no auditório da Câmara de Vereadores. O evento foi transmitido ao vivo por meio do site e das redes sociais da instituição, garantindo a participação de um amplo público.
O cenário alarmante dos números de feminicídio em Santa Catarina, com 35 mulheres vítimas somente este ano, serviu como pano de fundo para a roda de conversa. Os participantes se uniram para discutir estratégias concretas que visam interromper esse ciclo de violência e oferecer apoio às vítimas.
A roda de conversa foi uma das iniciativas da ação “Oi, meu nome é Maria”, lançada pelo Ministério Público de Santa Catarina em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
AGOSTO LILÁS
O encerramento do Agosto Lilás representa um marco na história da luta contra a violência à mulher em Navegantes. A parceria entre a Procuradoria da Mulher e o Ministério Público demonstra o compromisso conjunto em promover uma sociedade mais justa e igualitária.
A vereadora Sol Dapper (União Brasil), agradeceu a participação e o apoio das instituições que marcaram presença nesse evento crucial e reforço a importância da conscientização contínua para alcançar um futuro onde a violência de gênero seja apenas uma triste lembrança do passado. Juntas e juntos, estamos construindo um caminho para um mundo mais seguro e igualitário para todas as mulheres.