Com o sistema, será possível o trajeto ao Parque Beto Carrero em apenas 10 minutos
A CCR Aeroportos, concessionária do aeroporto de Navegantes, confirmou o início dos estudos para integrar o novo terminal de passageiros ao projeto de mobilidade integrada da AMFRi, que ligará com ônibus elétricos a região. É prevista a instalação de uma estação de transbordo dentro do terminal aeroportuário, permitindo que passageiros acessem o transporte público diretamente dali para o Parque Beto Carrero ou Balneário Camboriú, por exemplo.
O acordo para a construção da estação foi selado recentemente em uma reunião na sede da CCR, em São Paulo (SP), onde o Promobis foi apresentado. Estiveram presentes o presidente do Conselho Consultivo do Promobis, Paulinho Bornhausen, e representantes da concessionária.
Segundo Bornhausen, o sistema VLP (Veículo Leve sobre Pneus) 100% elétrico deve entrar em funcionamento dois anos após o início das obras do Promobis, previstas a partir do ano que vem. O projeto prevê que Itajaí e Balneário Camboriú terão uma ligação rápida com o aeroporto por meio de pistas exclusivas. Os usuários pagarão passagem única para circular entre os ônibus. O sistema também terá conexão com o parque Beto Carrero World, em Penha, numa viagem estimada em 10 minutos com os ônibus elétricos.
O intuito é facilitar o acesso entre os principais pontos turísticos e de transporte da região.
PROMOBIS
A etapa de aprovação legislativa do financiamento do Promobis junto ao Banco Mundial está na reta final. A autorização já foi aprovada na Câmara de Navegantes e está em trâmite nas câmaras de Balneário Camboriú e em Itajaí.
Com a autorização dos municípios, o processo terá uma etapa pra aprovações na esfera federal, junto à Secretaria do Tesouro Nacional e Casa Civil da Presidência da República e depois na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal. A assinatura do contrato é prevista até março de 2024, com o início das obras na sequência.
O Promobis é uma iniciativa do InovAmfri, um consórcio entre os municípios da região da Foz do Itajaí-Açu. Esse projeto foi viabilizado por meio de um financiamento internacional obtido junto ao Banco Mundial.
One thought on “AEROPORTO DE NAVEGANTES ESTUDA IMPLANTAR ÔNIBUS ELÉTRICOS”
Comments are closed.