Após o ataque em uma creche em Blumenau, a proteção e segurança no ambiente escolar passou a ser foco no Plano de Ação de uma escola localizada no bairro Pedreiras, em Navegantes. Seguindo o Protocolo da Polícia Militar, nesta quinta-feira (17), educadores do C.M.E.I Prof. Isabel Flores Pagani participarão de uma aula de defesa pessoal na sede do 25º BPM, a partir das 19h.
A diretora Jucely Martins explica que o movimento é para estabelecer estratégias na promoção da cultura da paz.
“A parceria com a Polícia Militar permite fortalecer os processos de segurança com a definição de estratégias, ações e rotinas de atuação para enfrentamento de prevenção e violência na escola”, finaliza a diretora.
Como parte das ações tomadas pelo município para fortalecer a segurança no ambiente escolar de Navegantes, em abril, a Secretaria de Educação e a Polícia Militar já haviam promovido uma capacitação para os gestores de todas as escolas públicas e privadas da cidade.
Os policiais militares orientaram sobre as medidas de segurança que devem ser tomadas dentro das escolas, desde a atenção no comportamento dos estudantes, controle de circulação e até como agir em situações de atentados.
Entre as medidas a médio e longo prazo, o município ainda prometeu aumentar a altura dos muros dos prédios, colocar grades e ampliar o videomonitoramento nas escolas, com a instalação de 975 câmeras em todas as unidades do ensino municipal.