A Procuradoria da Mulher realiza o encerramento do Agosto Lilás, mês de conscientização contra a violência à mulher, com uma roda de conversa em parceria com o Ministério Público. A iniciativa visa fortalecer a rede de proteção e ampliar o debate sobre como combater os alarmantes índices de violência de gênero.
A procuradora da Mulher, vereadora Sol Dapper, esteve na quarta-feira (16), com a promotora Bianca Andrighetti Coelho, para alinhar o evento que acontecerá no dia 31 de agosto e demais ações em prol da mulher vítima de violência.
Roda de Conversa
A Roda de Conversa será no dia 31 de agosto no auditório da Câmara,, a partir das 19 horas. A promotora Bianca Andrighetti Coelho, titular da 2º Promotoria de Justiça da Comarca de Navegantes, representará o Ministério Público nesse encontro aberto ao público. A transmissão ao vivo estará disponível no site oficial e nas redes sociais do Legislativo navegantino.
Ações concretas contra a violência
O evento ocorre em um contexto preocupante, onde, somente nos seis primeiros meses de 2023, 35 mulheres foram vítimas de feminicídio em Santa Catarina, e mais de 14 mil medidas protetivas foram requeridas. Diante desses números, a Procuradoria busca fortalecer a rede de proteção e fomentar estratégias para interromper o ciclo de violência.
“Oi, meu nome é Maria”: conscientização e apoio
A iniciativa integra a campanha “Oi, meu nome é Maria”, lançada pelo MPSC no ano passado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A ação se propõe a conscientizar grupos de mulheres sobre a importância de identificar sinais de violência e buscar ajuda precoce. Promotores e Promotoras de Justiça, em ação pelo estado, colaboram nesse processo, levando orientações e apoio para romper a espiral de agressões.
O evento de encerramento do Agosto Lilás em Navegantes reforça o compromisso das instituições envolvidas na busca por um futuro livre da violência de gênero. Ao unir a Procuradoria da Mulher e o Ministério Público, a roda de conversa representa um passo importante para a conscientização e ação efetiva no combate à violência contra a mulher. A população está convidada a participar e contribuir nessa jornada crucial.