Iniciativa substituiu gratuitamente equipamentos ineficientes, como lâmpadas, chuveiros, geladeiras e freezers.
Representantes da Agencia Regional de Itajaí e do departamento de Eficiência Energética da Celesc se reúnem. nesta quinta-feira (31), com os prefeitos de Itajaí e de Navegantes, para discutir detalhes do projeto Sou Legal, Tô Ligado. A campanha, que beneficia clientes cadastrados como baixa renda com a troca de geladeiras, freezers, chuveiros e lâmpadas antigos por equipamentos mais novos e mais eficientes, está em vigor desde o início do mês no Litoral de Santa Catarina.
As reuniões têm como objetivo apresentar o projeto para as administrações municipais e buscar apoio para a divulgação da iniciativa, que está em sua quarta edição. A Celesc tem previsão de, em setembro, levar o Sou Legal, Tô Ligado também para as cidades de Balneário Piçarras, Barra Velha e Penha.
Durante a execução do projeto em diferentes regiões do Estado, famílias em situação de vulnerabilidade social devem ser beneficiadas com a entrega de 43.750 lâmpadas led, 12.500 chuveiros com trocadores de calor, 2.500 geladeiras e 250 freezers.
Até o momento, mais de 7,7 mil famílias já foram beneficiadas. Em Navegantes e Itajaí, foram mais de 3 mil.
Os novos equipamentos auxiliam no consumo eficiente de energia elétrica. A substituição dos equipamentos se dá de forma completamente gratuita para o consumidor e o recolhimento para descarte do equipamento ineficiente é obrigatório.
“O projeto Sou Legal, Tô Ligado! tem como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica, por meio da substituição de equipamentos ineficientes por modelos mais econômicos e da conscientização dos consumidores sobre a importância de evitar o desperdício”, explica a engenheira Manuela Luz Cardoso, responsável pelo projeto junto à Celesc.
A substituição dos equipamentos é totalmente custeada pela Celesc e realizada após avaliação da viabilidade técnica e econômica. Os beneficiários são selecionados em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social dos respectivos municípios.
A Celesc também se responsabiliza pelo descarte ambientalmente adequado dos equipamentos antigos.