No local foram verificados indícios de corte das orelhas dos animais, ação que configura crime de maus-tratos.
A diretoria de Defesa Animal do Instituto Itajaí Sustentável (INIS) acompanhou o cumprimento de mandado de busca e apreensão em um criadouro de animais no bairro São Roque, em Itajaí. A ação resultou na coleta de materiais relacionados a suposto crime de maus-tratos.
Na última quarta-feira (05), profissionais do INIS, policiais civis e guardas municipais estiveram no local e verificaram indícios de corte das orelhas dos animais, ação que configura crime de maus-tratos. Além disso, foram coletados equipamentos usados para cortar e cauterizar as orelhas dos cães filhotes e medicamentos veterinários de uso controlado. As más condições de higiene do criadouro também chamaram a atenção da Defesa Animal.
O mandado judicial foi realizado para colher provas que indicam a criação e venda ilegal de cães da raça Pit Bull. No criadouro estão 17 animais adultos e 10 filhotes. Os materiais coletados foram encaminhados ao Ministério Público de Itajaí e a Defesa Animal aguarda retorno do MP para dar seguimento a este caso.
Em Santa Catarina, a Lei Estadual 14.204 de 26 de novembro de 2007 e a Lei Municipal 5.527/2010 proíbem a criação para comercialização de animais desta raça e outras que resultem do seu cruzamento.