Depois de 15 anos de atraso, aprovação é uma vitória para o desenvolvimento de Navegantes.
POR LOUISE BENASSI – SC 002880/JP
Depois de iniciar a implantação do transporte coletivo municipal na cidade e a construção de reservatório para acabar com o problema da falta de água em Navegantes, o governo Liba Fronza (União) resolveu mais uma demanda história do município. O Projeto do Plano Diretor foi aprovado, por unanimidade, durante a sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores, nessa segunda-feira (5).
Além do Código Urbanístico, foram aprovados, ainda, o Código de Posturas e o Código de Obras do município de Navegantes. Agora, os projetos de lei complementar seguem para o Executivo, para o prefeito sancionar.
15 anos de atraso
Em vigor desde julho de 2008, quando Navegantes ainda crescia timidamente, o Plano Diretor estava totalmente defasado e já não condizia mais com a realidade do município. Por lei, ele deve ser revisto, pelo menos, a cada dez anos.
LEIA TAMBÉM:
Desatualizado há 15 anos, o Plano Diretor não previu as mudanças promovidas pelo desenvolvimento econômico-urbanístico em função das instalações do porto e das grandes empresas relacionadas ao complexo portuário local, bem como o consequente crescimento populacional e do mercado imobiliário decorrentes desse processo. A desatualização da lei era uma barreira ao futuro desenvolvimento do município.