fbpx

ITAJAÍ E PENHA REABREM ABRIGOS PARA O FRIO INTENSO

Abrigos foram reativados nessa semana e funcionarão em noites com temperatura baixas. Na grande Florianópolis, um morador de rua morreu devido às baixas temperaturas.

Com a chegada do frio intenso ao Estado – onde já foi registrada uma morte por hipotermia na grande Florianópolis –  municípios estão intensificando o acolhimento de moradores em situação de rua. Em Itajaí, desde segunda-feira (12), foi reativado o abrigo de inverno para receber moradores em situação de vulnerabilidade Em Penha, a Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social, abriram na terça-feira (13) o Abrigo Emergencial.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social de Itajaí, o espaço de acolhimento funciona em noites de frio intenso, a partir das 19h, com 40 vagas para pernoite. O local para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade fica na Rua Jorge Fernandes, nº 67, no bairro Fazenda. A Casa de Apoio Social também está preparada para atendimento, caso a demanda seja superior ao número de vagas disponíveis no abrigo.

As abordagens sociais também foram intensificadas, com atendimentos diários por toda cidade, para dar suporte às pessoas em situação de rua. A população pode acionar o serviço pelo telefone de plantão (47) 99919-8961 (Ligações e WhatsApp). A equipe de proteção social está disponível até a meia-noite para atendimento e encaminhamentos ao abrigo.

PENHA

Nos dias de frio intenso, os moradores em situação de rua em Penha podem procurar o prédio da antiga Secretaria de Serviços Urbanos, na Rua Antônio Carlos Moraes Gonzaga, bairro Centro, para passarem uma noite aquecida.

Em Penha, abrigo fica na Rua Antônio Carlos Moraes Gonzaga.

Segundo a prefeitura, o local ficará aberto, a princípio, até sexta-feira de manhã (16), das 18h às 08h. Segundo o secretário de Assistência Social, Sergio Mello, no local será disponibilizado alimentos e camas para passarem as próximas noites de frio e chuva. Caso se mantenha o cenário, pode ser prolongado o serviço.

A abordagem social do município também faz busca ativa pela cidade, para convidar esses moradores a irem para o abrigo. Os moradores de Penha que puderem contribuir com roupas, alimentos e cobertores, podem levar no local durante o período em que estiver aberto ou no atual prédio da Secretaria de Serviços Urbanos durante o restante do dia.

ALERTA

De acordo com a Defesa Civil, a formação de um ciclone no oceano próximo da costa catarinense deixa o tempo instável, com muitas nuvens, chuva persistente e volumosa até sexta-feira (16). As temperaturas mínimas ficarão entre 10°C e 15°C e máximas entre 16°C e 21°C.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros