Prefeitos da AMFRI querem ajuda do Governo do Estado nos projetos de mobilidade, que incluem o túnel submerso e transporte integrado.
Os prefeitos dos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes participaram, na segunda-feira (24), de uma audiência com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. O encontro foi uma oportunidade para reivindicar o apoio do Governo do Estado para importantes projetos de mobilidade pública e urbana da região, transporte coletivo integrado e a construção do túnel entre Itajaí e Navegantes.
A principal iniciativa reivindicada ao Estado é a implementação de uma rede de transporte coletivo entre os 11 municípios da AMFRI com a utilização de veículos elétricos e reurbanização de vias. O Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR) prevê uma gestão consorciada e atenderá todas as cidades, com a implantação de corredores exclusivos, entre outras melhorias.
A outra proposta é a obra de um túnel imerso entre as cidades de Itajaí e Navegantes, baseado na travessia pensada para Santos e Guarujá, que solucionará um grande problema de mobilidade entre os municípios. O projeto deve contemplar seis pistas de tráfego de veículos, sendo duas exclusivas para o transporte público integrado entre as cidades, e uma célula central destinada exclusivamente à mobilidade ativa com ciclovia e passeio para pedestres.
Ao final da audiência, foi encaminhada uma reunião técnica com os prefeitos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), em data a ser agendada. A intenção é que os técnicos do Governo do Estado recebam neste encontro todas as informações a respeito dos projetos para que haja uma decisão sobre o apoio.